Emitido na quinta-feira e dedicado exclusivamente a um pedaço de código chamado Segregated Witness, a versão 0.13.1 permite que os mineiros sinalizem suporte para a solução de escalonamento (às vezes chamado SegWit) após 15 de novembro. Se ativado, o código também instruirá aos nós sobre como validar o novo tipo de transações que resultará do patch. (SegWit aumenta o tamanho do bloco bitcoin por um fator de aproximadamente 1,8x movendo assinaturas de transação para outra estrutura de dados).
Mas ainda há uma série de etapas antes que o software seja aplicado através de um processo conhecido como soft fork.
Por um lado, a atualização requer suporte quase universal dos mineiros. O código entrará em funcionamento uma vez 95% de uma série de 2.016 blocos (cerca de duas semanas em blocos) sejam transmitidos por aqueles que executam o novo código. Em seguida, os titulares das carteiras precisarão fazer alterações se quiserem tirar proveito da atualização.
No entanto, apesar das altas expectativas, não está claro se o SegWit atingirá o limiar de 95%.
ViaBTC apoia o soft fork?
A pool de mineração, ViaBTC tem sido particularmente franca sobre o seu apoio a propostas de escalonamento alternativas, argumentando que blocos maiores ainda devem ser considerados como um mecanismo de escala. No entanto, a pool (que representa cerca de 5% do poder de mineração da bitcoin) viu seu apoio diminuir, talvez como resultado de sua postura controversa.
Se ativado, a mudança de código também abre caminho para outras atualizações, incluindo a Lightning Network (outra solução de dimensionamento proposta), deixando os futuros forks mais fáceis. Outros benefícios potenciais são detalhados no site Bitcoin Core.
Mas enquanto ainda há alguns passos a percorrer (e alguns sinais de divisão entre a comunidade), o desenvolvedor do Bitcoin Core, Greg Maxwell, esta otimista.
Em um recente post reddit, Maxwell indicou que ele acredita que o código poderia ser “ativado perto do Natal”.
Textos relacionados:
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.