O canal de televisão estatal chinês CCTV levantou a questão da legitimidade do comércio P2P no emparelhamento de criptomoedas com o yuan em plataformas OTC ((Over The Counter) como parte da discussão do último rally Bitcoin, em que o preço da criptomoeda chegou à expressiva marca de US$10 mil.
Além disso, representantes do canal de TV estão considerando o aumento no volume de transações P2P como força motriz para o crescimento da taxa do Bitcoin.
Na questão da CCTV levantada no ar, o tradicional provedor de notícias da China cnLedger também chamou atenção.
Bitcoin on today’s CCTV, China’s official TV: Buyers grow in numbers pushing price upwards and broke $9500 (no CNY mentioned); gains more acceptance by traditional institutions. Scaling issue remains one of the most concerned aspect, which gives rise to forks such as bitcoin cash pic.twitter.com/5DVvtNk43t
— cnLedger (@cnLedger) 27 de novembro de 2017
Para visualizar este problema, a CCTV demonstrou instruções detalhadas da corretora de criptomoedas Huobi Pro, que opera na jurisdição de Hong Kong, para implementar a negociação P2P para usuários comuns.
“Nem todo comércio P2P é ilegal, mas esta instrução e o papel intermediário da corretora indubitavelmente violam as normas da lei”, afirmou Wang Jae, economista-chefe da empresa estatal de mineração de ouro, China National Gold Group.
Vale lembrar que, por ser um órgão estatal, a CCVT provavelmente atua em defesa dos interesses do governo, mesmo que seja a despeito da vontade da população, já que se trata de um pais totalitário.
Anteriormente, informamos sobre o fechamento da corretora de criptomoedas chinesa Huobi, que à época afirmou que estaria passando a desenvolver atividades de pesquisa e informação na esfera de Blockchain e outras tecnologias. Após isso, imediatamente rumores sobre o possível lançamento de uma corretora P2P pela divisão internacional da Huobi Pro foram lançados, consequentemente, tornando-a objeto de interesse da CCTV.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.