Um grupo de credores da já extinta corretora de Bitcoin MtGox arquivou uma nova petição judicial, que, se satisfeita, retirará Mark Karpeles da falência e lançará um processo de reabilitação civil. O Financial Times escreveu sobre isso.
A petição foi arquivada na esperança de impedir que o ex-CEO da MtGox, Mark Carpeles, obtenha vários bilhões de dólares em potencial que podem permanecer à disposição da empresa após a devolução dos fundos aos investidores.
A legislação japonesa atual sugere que, caso a MtGox retenha seu atual status de falência, a corretora devolva o dinheiro dos usuários em dólares nos valores que tinham em 2014. No entanto, devido ao grande aumento do preço do Bitcoin – que cresceu dezenas de vezes desde então –, Carpeles e a MtGox, mesmo tendo devolvido todos os fundos aos investidores, podem receber um bônus bastante significativo.
De acordo com o Financial Times, mais de 173 mil dos 202.195 BTC que a corretora de valores possuía no momento da falência podem ser deixados para Carpeles. Na taxa atual do Bitcoin, isso é algo em torno de US$3bilhões.
Como observa o jornal, agora tudo será reduzido à “batalha de especialistas”: representantes do gerente de falências que acreditam que o atual plano de liquidação será mais confiável e representantes dos investidores que insistem que sua oferta não será apenas mais rápida, mas também mais justa, porque lhes permitirá retornar não o equivalente em dólares de depósitos, mas valores reais em Bitcoins.
O próprio Mark Carpiles disse anteriormente que não acredita que ele economizar pelo menos parte desses ativos.
Ele também deixou claro que pretende reviver a MtGox – segundo ele, é necessária uma soma de US$245 milhões. Entre as formas possíveis de arrecadar fundos, o fundador da corretora de valores recorre à recapitalizarão, emissão de ações e manutenção da Oferta Inicial de Moedas (ICO).
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.