Os desenvolvedores do Opera apresentaram uma versão beta do navegador, que contém embutido um bloqueador de mineiros e o NoCoin oculto.
“Com o NoCoin ativado, as páginas com scripts de mineração integrados serão bloqueadas, da mesma forma que mecanismos que bloqueiam anúncios”, afirmou a empresa.
É importante ressaltar que o NoCoin está incluído nas configurações do navegador (entre as funções de bloqueador de anúncios). Por padrão, o “Miner Advocate” está desabilitado. A opção está incluída no Opera 50 Beta RC e deve aparecer em uma versão estável do navegador, que será introduzida em janeiro de 2018.
De acordo com os desenvolvedores do popular navegador, a criação dessa nova solução foi inspirada no uso generalizado do Coinhive, que utiliza o poder de computação de usuários para minerar criptomoedas – principalmente o Monero.
Note que o Coinhive é o primeiro, mas de modo algum, o único serviço desse tipo. Quase todas as semanas surgem similares na rede serviços.
Vale recordar que, em meados de outubro, engenheiros do Google desenvolveram ferramentas anti-mining para o navegador Chrome.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.