Bitcoin, tecnologia blockchain e a Internet of Things estão perturbando sistematicamente todos os setores da indústria. Em especial, o setor de energia incluindo nisso o mercado de comercialização de energia solar. Coincidentemente o valor da energia solar vem despencando, trazendo com isso novas e espetaculares oportunidades de negócios, bem como preservação do meio ambiente.
Boom da energia solar e os sistemas regulatórios.
Vários fatores estão contribuindo para o boom na produção de energia renovável. Estes incluem os custos de geração, novos investimentos e regulamentos dos EUA.
General Electric disse que desde 2010, os custos de implementações solares caíram em 60 por cento.
Além disso, novas tecnologias e o aumento de investimento em pesquisas fez com que os custos da energia solar e eólica caíssem, tornando a tecnologia competitiva em relação tão famigerada indústria de combustíveis fosseis.
A Apple, a Amazon e o Google também já estão investindo fortemente em energia renovável. De acordo com a BBC, o Google disse que “quer mapear” o potencial solar do planeta , “os dados desses painéis, incluindo a sua aceitação, poderiam ajudar num plano e estratégias para o fornecimento de energia no futuro”.
Negociação certificados de energia renovável (CERs)
Além disso, vários estados dos EUA adotaram uma Carteira Padrão renovável. Isto obriga o aumento da produção de energia a partir da energia eólica, solar e outras fontes renováveis de energia.
Certificados de energia renovável (CERs) representam uma prova de que um megawatt-hora de eletricidade foi gerado a partir de uma fonte de energia renovável, e que foi colocado nas linhas de energia. As CERs também são bens transacionáveis.
Portanto, além de incentivos estaduais e federais, os proprietários de sistema de energia solar ou ecológica podem recuperar o seu investimento com a venda de CERs no mercado à vista.
SolarCoin é outro meio de estimular os produtores de energia solar. Segundo a Fundação SolarCoin, “SolarCoin é uma moeda complementar usando a tecnologia Bitcoin implementada para incentivar a produção de eletricidade solar global ao longo dos próximos 40 anos.”
Você pode obter SolarCoins através da apresentação de uma prova de produção de eletricidade solar. Para cada uma MWh gerado você começa uma moeda §1 SLR.
BLOCKCHAIN E IOT estão conduzindo geração e distribuição de energia solar
Milhões de dispositivos inteligentes interligados na Internet of Things (Internet das coisas), combinadas com a tecnologia blockchain, permitem a concepção e implementação de aplicações surpreendentes para a produção de energia, distribuição de energia descentralizada e comercialização de energia solar.
Por exemplo, a IDEO CoLab está usando a tecnologia blockchain e a Internet of Things, para construir um “painel solar conectado à Internet.”
Colaborando com o Nasdaq e o filamento de inicialização, IDEO Colab recentemente “construiu uma prova de conceito, kit painel solar, que cria automaticamente certificados de energia renovável, uma vez que gera energia.”
Tecnologia de filamento envolve pacotes de sensores sem fio, ou torneiras, para permitir que dispositivos inteligentes descubram, comuniquem e, autonomamente, interajam entre si, no universo da Internet of Things. Estes dispositivos inteligentes são capazes de trocar valores entre si, tais como moeda Bitcoin, dados e acesso à rede.
Contratos inteligentes governam as transações que esses dispositivos executam automaticamente.
Filament também desenvolveu aplicações para redes de energia, que são particularmente relevantes em locais remotos onde a conectividade é intermitente ou não está disponível. Por exemplo, postes elétricos ou outros elementos de uma rede de energia tornam-se dispositivos inteligentes. Como tal, eles podem monitorar a si próprios, relatar seu status para outros dispositivos, e desencadear ações de reparação, sem intervenção humana.
BLOCKCHAIN de trocas de ENERGIA SOLAR
Graças ao Bitcoin e tecnologia blockchain, a comercialização de energia solar via peer-to-peer (P2P) é agora possível. Por exemplo, a EcoCoin uma plataforma projetada baseada blockchain permite o comércio P2P de ativos renováveis solares e outros. Como resultado, a equipe EcoCoin ganhou o 2016 Internacional Hackathon Energia.
“Construímos uma tecnologia blockchain para o mercado de energia, com ela as pessoas tem um mercado de compra e venda de energia, elas podem visualizar o seu consumo e produção e tomar decisões com base nisso”, explicou Brendon Gails, um dos membros da equipe de EcoCoin.
Microgrids serão o futuro da produção e distribuição de energia. No momento, os usuários de Microgrids estão começando a se beneficiar da tecnologia blockchain e contratos inteligentes.
Especificamente, LO3 Energia e ConsenSys estão usando a tecnologia blockchain e contratos inteligentes para desenvolver o mercado de energia, juntamente com a comunidade transacional Grid. Este mercado de energia facilita o intercâmbio P2P para permitir que os membros da comunidade comercializem energia, de forma segura, e automaticamente. De acordo com o transacional, “produtores de Energia Caseira podem vender os seus excedentes para os seus vizinhos, e as comunidades podem manter os recursos de energia local, reduzindo a dissipação e a crescente micro e macro eficiência grade.”
Pagar contas de energia com bitcoin
O Bitcoin é cada vez mais utilizado na indústria de utilitários. Em vários países, as empresas de serviços públicos agora permitem que seus clientes paguem suas contas em Bitcoin.
A companhia alemã, Alemanha Enercity, um dos dez maiores fornecedores de energia, já aceita Bitcoin nos pagamentos de suas contas.
Da mesma forma, no Japão, sistemas de co E-net, Ltd., um fornecedor de energia, está colaborando com a exchange Coincheck para permitir que seus clientes paguem suas faturas de eletricidade desta forma.
Também na Austrália, a Living Room of Satoshi facilita o pagamento de contas governamentais de seus clientes em bitcoin e outras criptomoedas.
O Bitcoin e sua tecnologia blockchain, em conjunto com as outras tecnologias da Quarta Revolução Industrial e a Internet of Things, continuarão a inovar o uso de combustível, criando soluções inimagináveis. O céu é o limite. Estas novas soluções farão a geração, consumo e comercialização de fontes renováveis, solar e outras de energias mais eficientes, mais baratas e mais amigas do meio ambiente.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.