A Blockstream anunciou o lançamento da primeira loja online desse com suporte a pagamentos Lightning Network, o protocolo escalável do Bitcoin.
.@Blockstream launches store accepting #LightningNetwork payments: https://t.co/RO4Rvs8RJD. We’ve got a “Don’t Trust. Verify.” t-shirt, a Blockstream #Satellite sticker, and an “I Got Lightning Working But All I Got Was This Sticker” sticker! ⚡️ #LightningCharge #Swag #Bitcoin pic.twitter.com/8WVFf0NpT7
— Blockstream (@Blockstream) 17 de janeiro de 2018
No momento, a loja tem apenas quatro tipos de mercadoria: t-shirts masculinas e femininas com o slogan “Don’t trust. Verify.” (Não confie. Verifique.) e dois tipos de adesivos – Blockstream Satellite e Lightning Network.
Como diz o aviso legal, embora esses produtos sejam genuínos, esta loja virtual serve apenas para testar e demonstrar as capacidades do protocolo Lightning Network, sendo que esse último pode conter erros e qualquer pagamento feito na loja é capaz de culminar na perda de todo o dinheiro do cliente.
Os usuários, no entanto, já relatam transações de sucesso:
awesome – just ordered a sticker! pic.twitter.com/12VpqJZQgL
— Mike Carson (@ca98am79) 17 de janeiro de 2018
O tempo exato do lançamento do Lightning Network na rede principal do Bitcoin ainda é desconhecido – antes que isso ocorra, serão necessárias versões beta dos aplicativos do protocolo. No entanto, como acreditam os desenvolvedores da Lightning Network, sua ativação pode se tornar um dos eventos mais importantes na história do “ouro digital”.
Isto é especialmente verdadeiro no contexto do preço das comissões da rede Bitcoin, que cresceram dramaticamente em 2017: além de pagamentos instantâneos sem a necessidade de aguardar confirmação e um maior nível de privacidade ao usuário, uma das principais vantagens da LN é a diminuição dos custos de transação.
Lembre-se de que anteriormente, os autores do White Paper original da Lightning Network insistiram que, com a ativação do protocolo, as comissões na rede do Bitcoin tenderiam a zero.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.