Austrália dá passo importante em direção da regulamentação de novas tecnologias. Falando com a Reuters, o presidente da Comissão Australiana de Concorrência e Consumo (ACCC), Rod Sims, observou que, à medida que os bancos domésticos buscam oportunidades em fintech, incluindo blockchain, isso pode provocar a necessidade de uma supervisão mais ativa de órgãos reguladores como a sua agência. Mais especificamente, o ACCC pode ter que se envolver se grandes bancos começarem a comprar startups que de outra forma poderiam competir com eles ou outras instituições.
Os comentários mostram como a Austrália estuda formas de remodelar sua abordagem regulatória para fintech, com um olho em como regular a atividade de troca bitcoin no país. A Austrália lançou um esboço de política fintech ampla no início deste ano, chamando para a cooperação entre órgãos do setor privado e público, bem como a participação em várias agências dentro do governo.
Por enquanto, de acordo com Sims, o ACCC está em suspensão a espera de uma posição que poderia estar sujeita à mudança se a fintech se tornar mais prevalente. No caso de quaisquer aquisições de inicialização propostas relacionadas com a tecnologia, a ACCC pode se mover para dar uma olhada.
Ele disse à Reuters:
“Eu acho que precisamos, como uma organização, dar uma olhada de perto nessas coisas, o que significa fazer um julgamento prospectivo. Será que essas coisas serão perturbadoras no futuro? futuro?”
Se a ACCC for levada a agir, não seria a primeira vez que a agência entrou em um imbróglio envolvendo a tecnologia.
No ano passado, a ACCC entrou em uma disputa entre bancos australianos e startups bitcoin trabalhando no país. Em fevereiro, a agência declarou que os bancos não conspiraram contra as startups, anunciando que não abriria uma investigação completa sobre o assunto.
Enquanto, virtualmente, todos os países do mundo se movem em direção de conseguir uma legislação ou incentivos variados para fomentar o uso de blockchains para serviços e moedas digitais para a transmissão de valores, Brasil e Portugal ainda continuam no antigo “empurrando com a barriga” até que a inovação os engula e eles não tenham mais para onde correr.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.