O primeiro hardfork do Zcash promete ser o primeiro passo para mudanças drásticas. O novo projeto chamado Overwinter será lançado em junho, sendo que sua empresa-desenvolvedora espera começar o movimento para mudanças mais drásticas.
O anúncio do Overwinter diz que a atualização inclui verificação acelerada de assinaturas, controle de versão, proteção de rede contra duplicação de operações da cadeia original, melhoria dos processos transacionais transparentes, sistema atualizado de expiração de transação e muito mais. No entanto, vale ressaltar que o principal objetivo do projeto não são as mudanças em si: em comentário à Coindesk, o CEO da Zerocoin Electric Coin Company, Zuko Wilcox, afirmou que “tudo isso é feito para se treinar em atualizações on-line”.
A versão de lançamento do Overwinter não é final – quando será possível determinar o limite exato dos blocos, melhorias adicionais podem ser necessárias. Além disso, ao contrário da prática padrão na indústria criptomonetária, não será criado nenhum novo token como resultado do fork. Segundo Wilcox, “os usuários querem a versão 2.0” do Zcash com novos recursos que estejam disponíveis instantaneamente.
Embora o Overwinter seja posicionado pelos desenvolvedores como um campo de treinamento, a Zerocoin já está planejando o próximo hardfork: uma atualização denominada Sapling, que se concentra em aumentar a velocidade das transações sem que isso culminena perda do anonimato.
No futuro, a Zcash planeja resolver o problema geral da indústria – a escalabilidade da Blockchain. Ainda segundo Wilcox, a equipe de especialistas já está analisando cuidadosamente as possibilidades de Plasma do Ethereum, fragmentação e Lightning Network.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.