Um hacker chamado X~zakaria invadiu o site do Ministério de Energia e Indústria de Carvão da Ucrânia e exige 0,1 Bitcoin (pouco mais de 24 mil hryvnia) pelo seu desbloqueio. A mensagem do atacante surgiu na principal página do site mev.gov.ua.
“Todos os arquivos importantes do site foram criptografados. Uma grande parte de seus arquivos .php, .css, .js e outros não estão mais disponíveis porque foram criptografados. Talvez você esteja ocupado procurando uma maneira de recuperar seus arquivos, mas não perca seu tempo! Ninguém pode descriptografar seus arquivos sem nosso serviço especial de descriptografia”, afirmou o hacker em comunicado.
O invasor concedeu 10 horas aos oficiais para a transferência da quantia exigida, sendo que após esse tempo, todos os arquivos serão excluídos.
Além disso, X~zakaria postou na página links para um artigo na Wikipédia em inglês sobre Bitcoin e um guia sobre como comprá-lo.
No momento, a carteira Bitcoin do hacker está vazia.
Vale ressaltar que o último ataque de hackers em grande escala em sites departamentais da Ucrânia aconteceu no final de outubro de 2017. Na ocasião, os criadores de um virus de criptografia Bad Rabbit exigiam 0,05 BTC pela liberação dos arquivos.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.