O criador da rede social Telegram, Pavel Durov, agradeceu aos russos por participarem da ação com o lançamento de aviões de papel em apoio à Internet livre e decidiu realizar sua próxima ação às 19:00h do horário de Moscou neste domingo, 29 de abril.
Segundo Durov, se os serviços especiais receberem chaves criptográficas, eles poderão ler a correspondência dos usuários de forma incontrolável no messenger, o que reduzirá a segurança da sociedade em geral.
A este respeito, ele pediu que os usuários enviassem informações sobre “motivos, planos e métodos de bloqueio” a um endereço especial de e-mail.
“Nenhum país desenvolvido bloqueia messengers por se recusarem a fornecer chaves criptográficas aos serviços secretos. A abolição do direito à confidencialidade é um remédio mais perigoso que a própria doença”, enfatizou Pavel Durov.
Lembramos que a partir de 16 de abril, Roskomnadzor começou a bloquear o Telegram no território da Rússia por decisão do Tribunal Distrital Tagansky de Moscou. Como resultado, o acesso aos serviços de nuvem mais populares foi restrito durante a semana passada, o que levou a falhas no trabalho de outros sites e serviços.
Em 22 de abril, Durov pediu à comunidade para apoiar o Telegram lançando aviões de papel. A ação foi apoiada por moradores das maiores cidades da Rússia.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.