O professor da Cornell University, codiretor da Iniciativa para Criptomoedas e Contratos Inteligentes e um dos criadores do protocolo Bitcoin NG, Emin Gün Sierer, apresentou novos algoritmos de consenso durante a cúpula Token Summit III, em Nova York.
Someone dropped this paper on IPFS and some IRC channels yesterday. It describes a new family of consensus protocols that combines the best of Nakamoto consensus with the best of classical consensus. Huge breakthrough:https://t.co/K2bATHZi8g
— Emin Gün Sirer (@el33th4xor) 17 de maio de 2018
Sierer e sua equipe trabalharam no WhitePaper desses protocolos e atuaram como consultores nos últimos meses, contudo, os próprios algoritmos – Snowflake, Snowball e Avalanche –, foram criados diretamente por um grupo de desenvolvedores sob o pseudônimo de “Team Rocket”.
They contacted me a few months ago and we helped them with their whitepaper. The analysis and implementation are all Team Rocket, we did help with related work, context, etc.
— Emin Gün Sirer (@el33th4xor) 17 de maio de 2018
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
“Esses algoritmos dependem de interações aleatórias, mas garantem que, como resultado de tais interações, todos cheguem a uma solução comum”, enfatizou o acadêmico.
Ele observou que os novos protocolos são uma combinação do “consenso clássico”, segundo o qual a decisão pode ser tomada por uma maioria (⅔ + 1) e o “consenso de Nakamoto”, onde cada decisão específica é tomada pelos mineradores.
“Fomos inspirados por Gossip Protocol (protocolo de roteamento) no desenvolvimento desses algoritmos. A segurança é fornecida através de um mecanismo deliberadamente metaestável. O sistema explora aleatoriamente a rede e empurra os nós para uma solução comum”, diz o WhitePaper.
Um dos principais desenvolvedores do Ethereum, Vlad Zamfir, criticou os novos algoritmos, destacando que eles combinam os piores parâmetros do “consenso clássico” e do “consenso de Nakamoto”.
It’s not asynchronously safe and it’s probabilistic
More like the worst of both worlds 😝🤣 https://t.co/E2RrqHbenM
— Vlad ”not giving away ETH” Zamfir (@VladZamfir) 17 de maio de 2018
“Eles não são assíncronos, são probabilísticos. Talvez o pior dos dois mundos”, ressaltou.
Zamfir está convencido de que uma das desvantagens desses algoritmos seja seu “determinismo”.
In Casper the Friendly Ghost (part of a family of protocols that actually gets the best of both worlds, cbc-Casper 😁), we can do asynchronously safe BFT consensus with the overhead of Nakamoto consensus
— Vlad ”not giving away ETH” Zamfir (@VladZamfir) 17 de maio de 2018
Lembramos que no final de 2016, Emin Gür Sierer apresentou uma solução para dimensionamento do Bitcoin denominada Teechan.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.