Os usuários de criptomoedas da Índia lançaram uma petição em que afirmam que “o país deve estar na vanguarda da revolução de Blockchain”. Mais de 18 mil habitantes exortam as autoridades a desenvolver um novo ecossistema que possa fortalecer a economia do país.
Em particular, os signatários são contra a proibição “irracional” de operações com criptomoedas por instituições financeiras, recentemente anunciada pelo Banco da Reserva da Índia (BRI). Assim, ontem o departamento proibiu as instituições controladas por ele a fornecer serviços particulares relacionados a moedas digitais, como o Bitcoin.
A petição dirigida ao Banco Central e ao Primeiro-Ministro da Índia pede que, ao invés de estrangulá-la, as autoridades criem uma estrutura regulatória que permita que a inovação criptomonetária floresça. Como exemplo da irracionalidade da decisão, a petição cita fracassadas iniciativas da proibição do Uber em várias cidades do mundo. Os autores da petição também observam a “hipocrisia” do banco central indiano, que mais cedo anunciou planos de emitir sua própria moeda digital.
A petição também observa que os atuais CEOs da Microsoft e da Google são imigrantes da Índia, insinuando que futuras gerações de talentosos profissionais podem deixar o país caso as autoridades locais não reconsiderem suas ideias sobre a inovação tecnológica.
Além disso, os autores do documento destacam que as corretoras criptomonetárias na Índia estão tentando cumprir com todos os requisitos regulatórios e com os rigorosos padrões KYC. Em conclusão, o documento propõe o estabelecimento de um diálogo construtivo entre o governo e o banco central do país.
Vale ressaltar que ontem, a principal corretora de Bitcoin da Índia, Unocoin, emitiu uma declaração que enfatiza que a recente decisão das autoridades de proibir instituições controladas de fornecer a indivíduos e empresas serviços relacionados a moedas digitais não significa a proibição do próprio Bitcoin.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.