Muitos novos investidores, ao iniciar o trabalho com criptomoedas, possuem uma mera carteira de Bitcoin, e a única troca que fazem é entre Bitcoin e Reais. Essa é uma tática fáciI, mas claramente, não a mellhor, já que muitas altcoins – isto é, todas as outras moedas que não são o Bitcoin – possuem um potencial de crescimento superior. Uma tática mais oportuna para o investidor desse nicho, portanto, é trabalhar com uma carteira diversificada, focada em mais de uma moeda. Canais de notícias e informações sobre essas altcoins, como o BTCSouI, são importantes ferramentas para decidir como será a composição do portfólio do investidor.
Exchanges nacionais populares são um ótimo ponto de partida para se adiquirir BTC – algumas até mesmo trabalham com outras populares moedas, como Ripple (XRP) e Ethereum (ETH). A mellhor estratégia para o investidor inteligente, no entanto, é não limitar-se apenas a essas que estão a sua frente. Fazendo uma comparação: o EOS, sobre a qual publicamos recentemente, cresceu 75% nos úItimos 3 meses, enquanto o BTC perdeu 32% do seu valor.
Nesse sentido, a Binance é a corretora mais popular e com a maior liquidez do mundo (ou seja, com mais valor sendo movimentado) para a maioria das criptomoedas. Note que essa Exchange não trabalha com compra direta por fiat, apenas criptomoedas. Ao utilizar a Binance, portanto, é necessário que o usuário possua uma certa quantia em criptomoedas em sua carteira (especialmente Bitcoin), considerando-se que a maioria das trocas é feita entre BTC/Altcoin.
Começando a usar a Binance
Cadastro
Clique aqui para seguir para a página principal. É possível trocar o idioma da interface para português e continuar o guia desta forma. No canto superior direito, escolha “português” como idioma.
Em seguida, clique em Registrar. Entre com seus dados normalmente para criar sua conta, atentando ao fato de que a senha deve ter pelo menos 8 caracteres com letras maiúsculas.
Este é apenas a confirmação de segurança anti ataques da Binance. Mova a peça de quebra-cabeça para o local indicado. Você sabe como fazer isso.
Confirme seu e-mail normalmente:
Então, faça login na Binance.
A Binance possui sua própria moeda, a BNB, para negociações entre duas altcoins diferentes. Além disso, o Bitcoin (BTC) é a uma moeda padrão de troca e pode ser trocada por todas as outras criptomoedas. Ethereum (ETH) e Tether (USDT) também são moedas que podem fazer pares com muitas outras altcoins, portanto, é possível trocar BTC por uma altcoin, por exemplo, ADA ou XLM, mas não é possível trocar ADA por XLM, necessitando-se sempre usar o BTC (ou ETH ou USDT) como ponte.
Depositando Bitcoins na Binance
Selecione Fundos – Depósitos:
Entre as moedas, selecione a que deseja depositar. BTC é a moeda que possui mais pares de troca e, portanto, é o padrão quando o desejo é de fazer transferências entre uma criptomoeda e outra.
Esse é o endereço para transferência de sua carteira para a Binance. O método de transferência mudará dependendo da carteira de BTC que você estiver usando. Note que o usuário que possuir uma carteira com fundos em BTC acessíveis para transferência poderá depositar diretamente nesse endereço para que seu saldo seja transferido para sua conta na plataforma e, assim, poderá trocar seus BTC por altcoins. Caso você não possua uma carteira de BTC, ou mesmo não possua Bitcoins ou qualquer outra moeda e tenha interesse nisso, procure nossos tutoriais básicos, como esse e esse, para criar uma carteira de Bitcoin e enviar e receber BTC. Cheque também como criar uma conta na Foxbit e começar a comprar Bitcoin com reais.
Exchange – trocando moedas por outras
Aqui é onde se inicia a realização da principal finalidade dessa Exchange: trocar uma criptomoeda por outra. A decisão da troca dependerá da análise do investidor – pode ser que esse esteja interessado na futura rentabilidade de dada moeda ou que ele tenha ouvido falar sobre notícias sobre avanços na tecnologia dela que poderão alavancar seu valor, ou simplesmente um motivo pessoal para utilizá-la, que não de investimento.
Vamos selecionar Exchange – Básico
Você deve selecionar um par, no canto direito. Aqui, optamos por Bitcoin (BTC, em laranja) com Cardano (ADA), formando o par ADA/BTC. Isso indica que queremos comprar ou vender Bitcoin por ADA.
Observe que, no meio, há diversas ferramentas estatísticas sobre o par que você escolheu (no nosso caso ADA/BTC), como um gráico com a variação do valor da ADA em relação ao BTC ao longo do tempo, que pode também ser ajustado. Você pode ver o último preço tanto em BTC quando em dólares na parte superior esquerda também, por exemplo:
Além de dados, como a variação no dia, volume, máximo e mínimo.
Ao lado esquerdo, todas as transações que foram feitas são mostradas (sem a indicação de quem as fez, é claro).
No campo de compra, ele automaticamente indica a quantidade de BTC necessária para comprar 1 unidade da altcoin em questão:
Aqui, é possível escolher quanto aceita pagar (em BTC) e quanto deseja comprar em ADA. É nesse momento que você pode indicar um valor, por exemplo, menor que o de mercado pela quantidade equivalente de Bitcoin – mas pode ser que a transação demore muito para acontecer, que você perca dinheiro se o valor cair, ou mesmo que ela nunca aconteça. O valor ao lado esquerdo da carteira indica sua quantidade de fundos na Exchange (não na sua carteira oficial!). Para mais agilidade, troque pelo valor de mercado clicando em Market.
Preencha a quantidade de ADA, ou da outra criptomoeda que estiver utilizando e clique em Comprar.
Seus fundos aparecerção em na página inicial em Fundos – Balances
Para retirar da corretora e colocar de volta na sua carteira, se você assim desejar, basta ir em Fundos – Retiradas.
Aqui, você indica a chave pública de sua carteira e consegue mover os fundos da Binance para ela. Em alguns momentos, pode ser que seu número de celular seja solicitado e que você tenha que confirmar através de SMS, como medida de segurança.
Agora que você já sabe como comprar altcoins, pode ficar de olho no mercado e investir naquelas criptomoedas que parecem mais promissoras e ganhar muito mais com isso, ao invés de ficar apenas com o engessado Bitcoin.
Carlos Eduardo é um engenheiro frustrado que, ao decidir investir em criptomoedas e estudar o mercado, decidiu que gostava mais disso que do investimento em si. Já trabalhou como consultor para criptomoedas atualmente no top 100, dApps e publica periodicamente em revistas americanas e, aqui no Brasil, na BTCSoul. Acredita que a adoção geral de uma Smart Economy resolveria boa parte dos problemas do mundo.