O órgão consultivo do G20, responsável pela regulamentação financeira, anunciou planos de implementar uma estrutura projetada para avaliar os riscos associados a criptomoedas. Em particular, o programa acompanhará o impacto do mercado criptomonetário no sistema financeiro tradicional. Isso foi relatado pela Reuters.
“Monitorar o tamanho e o crescimento do mercado de criptomoedas é fundamental para entender o possível impacto delas e avaliá-lo”, apontou a declaração do Conselho.
Conforme declarado no documento publicado hoje, foram desenvolvidas métricas especiais para avaliar as ameaças, incluindo o tamanho do mercado de criptomoedas, o impacto das instituições financeiras sobre ele e o número de produtos financeiros baseados em moedas digitais.
O Conselho de Estabilidade Financeira reiterou a opinião expressa no início deste ano de que, no momento, as criptomoedas não representam qualquer ameaça à estabilidade do mercado financeiro. No entanto, o monitoramento será implementado para excluir tais ameaças no futuro.
Num contexto similar, lembramos que no início de maio, foi publicado o relatório anual do Fundo Monetário Internacional, que também nega a ameaça das criptomoedas à estabilidade econômica global.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.