O representante autorizado da Securities and Excahnge Commission dos Estados Unidos (SEC), Hester Pearce, discordou com sua própria agência, que mais uma vez se recusou a lançar o ETF Winklevoss Bitcoin Trust, ligado ao Bitcoin.
Apparently, bitcoin is not ripe enough, respectable enough, or regulated enough to be worthy of our markets. I dissent: https://t.co/gH5zXaKtmj
— Hester Peirce (@HesterPeirce) 26 de julho de 2018
O comunicado oficial de Hester Pearce no site da SEC diz que a Comissão estava considerando se a proposta dos irmãos Winklevoss era consistente com as disposições do Securities Exchange Act,b de 1934.
Em particular, a Comissão não aprovou a mudança proposta nas regras, uma vez que a BATS Global Exchange (BZX), onde o fundo está planejado para ser lançado, não pôde confirmar que sua oferta era consistente com a seção 6 (b)(5) do Exchange Act, que afirma que as regras devem ser elaboradas de modo a desencorajar atos de fraude e manipulação.
O representante autorizado da SEC indicou que, de acordo com a aplicação dos irmãos Winklevoss, o Winklevoss Bitcoin Trust pretende impor obrigações e registrar os criadores de mercado, a fim de evitar fraudes e manipulações. BZX também disse que pretendia parar a atividade do ETF de Bitcoin assim que isso se tornasse uma ameaça à estabilidade do mercado.
“Tudo isso me convence de que a proposta da BATS Global Exchange corresponde à seção 6 (b)(5). Ao contrário da decisão da Comissão, eu acredito que a mudança proposta nas regras corresponde ao padrão normativo, então devemos dar permissão para a BZX lançar o ETF de Bitcoin”, apontou ela.
De acordo com Hester Pearce, outra razão pela qual a SEC se recusou a lançar o ETF de Bitcoin é o problema da diferença nos preços em várias corretoras, muito típica do mercado de Bitcoin. Em sua opinião, a criação de um fundo de investimento baseado em bolsa, vinculado ao Bitcoin, facilitará as transações de arbitragem e equalizará os preços em vários sites.
Hester Pearce comentou adicionalmente que a decisão da SEC impede que os investidores “obtenham acesso ao Bitcoin através de uma bolsa de valores oferecendo previsibilidade e transparência”.
De acordo com Hester Pearce, a posição da SEC também sinaliza que o regulador não aceita soluções inovadoras nos mercados americanos. Ela afirmou que, no futuro, a oposição da Comissão poderia ter consequências que estão além do escopo da questão em consideração.
A decisão da SEC também foi comentada pelo desenvolvedor de Bitcoin, Jameson Lopp. Segundo ele, não é o Bitcoin que precisa de investidores institucionais, cujo influxo pode ser garantido pelo lançamento do ETF, mas, pelo contrário, os investidores institucionais precisam do Bitcoin.
Bitcoin doesn’t need institutional investors. Institutional investors need Bitcoin.
— Jameson Lopp (@lopp) 26 de julho de 2018
Lembre-se de que hoje mais cedo, informamos que o preço da Primeira Moeda caiu para níveis abaixo de US$8 mil depois que Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos pela segunda vez rejeitou o pedido dos irmãos Cameron e Tyler Winklevoss de criar um fundo de investimento em bolsa baseado em Bitcoin.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.