A centralização da mineração do Bitcoin Cash atingiu um novo nível depois que duas pools (Coingeek e BMG Pool), estabeleceram controle sobre mais de 50% do hashrate total da rede. Isto é relatado por Trustnodes.
Imagem – Dados fornecidos por: Coin.dance
Surgiram relatos de que em alguns pontos, a capacidade agregada de ambas as pools chegou a 58%.
Enquanto a BMG Pool pertence diretamente ao controverso empresário australiano Craig Wright, o não menos escandaloso Calvin Ayre, que mantém laços estreitos com Wright, é considerado proprietário nominal do Coingeek.
Como observa o jornal, a situação atual não exclui a possibilidade de uma conspiração para realizar um ataque de 51% na rede – neste caso, existe uma probabilidade de gasto duplo de moedas, o que, consequentemente, forçará corretoras a aumentar o número de confirmações necessárias de transação.
É provável que a situação seja uma demonstração de poder por Craig Wright na véspera da atualização da rede em novembro. Como resultado de divergências entre diferentes grupos de desenvolvedores, ainda é possível que o próprio Bitcoin Cash, que em algum momento se separou do Bitcoin, seja dividido em duas cadeias distintas.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.