Desenvolvedores da Blockchain, uma carteira do Bitcoin, acusaram a plataforma blockchain.io de um deliberado rebranding com o objetivo de enganar os usuários. Como diz o blog oficial da empresa, a denúncia correspondente foi transferida para o Tribunal Federal dos EUA.
Segundo a equipe da Blockchain, o site foi criado pelos fundadores da plataforma Paymium, também conhecida como Instawallet, que em 2013 foi atacada por hackers. Agora, a ex-Paymium planeja realizar uma Oferta Inicial de Moedas (ICO) com a ajuda de um rebranding, através do qual está tentando se esconder dos investidores enganados.
A semelhança entre as duas plataformas pode ser percebida até mesmo nos elementos da marca nos sites:
- Um nome de domínio semelhante (blockchain.io);
- Esquema de cores (vários tons de azul-escuro);
- Logotipo composto de figuras geométricas semelhantes;
- O slogan “Sua porta de entrada para a internet do valor” que se assemelha ao “Conectando o mundo à criptomoedas”.
A Blockchain diz também que a Paymium não solicitou registro na Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, embora afirme o contrário.
“Estamos entrando em processos judiciais não apenas para proteger nossa marca, mas também para alertar os clientes contra o investimento em uma tecnologia que é apenas uma promessa e que realmente não existe”, enfatizaram representantes da equipe da Blockchain.
Vale ressaltar que no final de junho, a Blockchain anunciou a migração de serviços do domínio blockchain.info para o domínio principal da empresa blockchain.com.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.