A plataforma criptomonetária Bakkt, anunciou que seus primeiros produtos serão futuros com fornecimento físico de Bitcoins, que poderão ser comprados com três moedas fiduciárias: dólar americano, libra esterlina e euro.
Our first contracts will be physically delivered Bitcoin futures contracts versus fiat currencies, including USD, GBP and EUR. For example, buying one USD/BTC futures contract will result in daily delivery of one Bitcoin into the customer’s account.
— Bakkt (@Bakkt) 25 de setembro de 2018
“Nossos primeiros contratos serão futuros com o fornecimento físico de Bitcoins, que podem ser comprados por moedas fiduciárias, incluindo USD, GBP e EUR. O resultado da compra de um futuro USD/BTC será a transferência de um Bitcoin para a conta do cliente”, pontuou a mensagem da plataforma no Twitter.
Os planos para o lançamento da plataforma Bakkt, que permitirá que usuários e investidores institucionais comprem, vendam e armazenem ativos digitais no ecossistema global, foram anunciados em agosto deste ano. A plataforma está sendo criada em parceria pelas empresas Intercontinental Exchange (ICE), operadora da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), Microsoft, Starbucks e BCG.
Como foi relatado na época, o ecossistema Bakkt incluirá bolsas regulamentadas pelo governo federal, serviços de custódia, aplicativos para comerciantes e usuários. O Bitcoin, como a criptomoeda mais líquida, será a primeira na listagem da nova plataforma e disponibilizada para negociação em pares com moedas fiduciárias.
No final do mês, Kelly Loeffler, a chefe da nova Bakkt, disse que o site não suportaria margem de negociação, sendo que todas as transações seriam totalmente garantidas com ativos. Em setembro, foram anunciados planos de lançar um fundo de garantia para evitar a inadimplência.
Vale notar que o modelo proposto pela Bakkt levanta preocupações entre vários representantes da comunidade: no início deste mês, a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA recebeu uma carta na qual o departamento foi alertado sobre os perigos da regulamentação inadequada da implementação corporativa do Bitcoin para a própria tecnologia do BTC.
O lançamento da plataforma Bakkt está previsto em novembro.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.