O recurso analítico CoinMetrics.io realizou um estudo para descobrir se existe alguma conexão entre a dinâmica dos volumes de negociação de Bitcoin e as estações do ano. Como resultado, os especialistas concluíram que os indicadores do BTC não estão sujeitos à sazonalidade.
First, here are the raw numbers, formatted on a log view, because volumes are radically different between 2014 and 2018. Hmm… no obvious trend pic.twitter.com/bZdhEfwTKl
— CoinMetrics.io (@coinmetrics) 28 de outubro de 2018
A CoinMetrics estimou os dados para 2014-2018, no entanto, dada a significativa diferença entre os períodos de rali e do mercado de ursos nos últimos cinco anos, inicialmente não foi possível detectar uma tendência clara.
Os analistas decidiram então converter os volumes de negociação em uma porcentagem da capitalização total do ativo e descobriram que a média de 2% praticamente não muda de mês para mês.
Now we’ve made the numbers comparable and we can take the average (green line above). Looks like there is no seasonality. Exchange volume averages about 2% of Bitcoin’s market cap with little month to month deviation.
— CoinMetrics.io (@coinmetrics) 28 de outubro de 2018
Ainda em menção à CoinMetrics, lembramos que anteriormente, Nick Carter, o cofundador da empresa, propôs abandonar a capitalização de mercado como uma ferramenta para estimar a riqueza agregada do Bitcoin. Nesse contexto, ele propôs, como solução, a introdução do conceito de “capitalização realizada”, que é baseado na agregação de UTXO (rendimentos desprotegidos de transações).
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.