O Comitê de Direção Técnica da Hyperledger aprovou o projeto Ursa, uma biblioteca criptográfica modular para desenvolvedores de soluções baseada na tecnologia de registro distribuído.
NEWS: welcome Hyperledger Ursa, the latest project to join the Hyperledger family! Ursa is a modular, flexible cryptography library designed by teams at @fujitsulabs @intel @SovrinID @StateStreet @bitwiseIO + others. Learn more: https://t.co/mHWBlu4vzq pic.twitter.com/dpVzYMbUMp
— Hyperledger (@Hyperledger) 4 de dezembro de 2018
Segundo a Hyperledger, à medida que o projeto amadurece, a necessidade de criar soluções criptográficas complexas cresce cada vez mais – uma dessas soluções é a Ursa, que ajudará na transição da implementação de protocolos individuais para o trabalho com uma biblioteca comum.
O projeto deve ajudar a evitar desperdícios de tempo decorrente do trabalho em soluções duplicadas, bem como melhorar a segurança, simplificando a análise e reduzindo a probabilidade de usuários menos experientes criarem suas próprias – e inseguras – implementações.
Além disso, a Ursa deve fornecer uma avaliação especializada de todo o código criptográfico e simplificar a compatibilidade entre plataformas, uma vez que os projetos usarão uma biblioteca comum.
A própria biblioteca é dividida em dois pequenos grupos: o primeiro contém algoritmos criptográficos simples, padronizados e modulares, enquanto o segundo é dedicado a “criptografia mais exótica”. Exemplos deste último incluem, por exemplo, os SNARKs e assinaturas agregadas.
O código da Ursa foi escrito principalmente na linguagem Rust, mas o software também suportará as interfaces de todas as linguagens comumente usadas na Hyperledger.
Ainda em menção à Hyperledger, lembramos que em outubro, uma parceria foi anunciada entre o Hyperledger Project e a Enterprise Ethereum Alliance – objetivo é criar padrões uniformes para redes corporativas distribuídas desenvolvidas pelos participantes dessas duas organizações.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.