O advogado Jake Cervinski, especializado em finanças, está convencido de que a probabilidade de aprovação pela Securities and Exchange Commission (SEC) dos pedidos da VanEck e da SolidX para o lançamento de ETFs de Bitcoin é de apenas 10%.
Em um de seus tweets, o especialista enfatizou que as manipulações de mercado são o principal impedimento para o lançamento dos ETFs.
3/ The SEC had many concerns–enough for 18 multi-part questions.
The most important question was about market manipulation. The SEC wanted to know if CBOE BZX (the exchange proposing the ETF) had “a surveillance-sharing agreement with a regulated market of significant size.”
— Jake Chervinsky (@jchervinsky) 10 de dezembro de 2018
“A SEC tem muitas dúvidas, são suficientes para 18 perguntas de alguns pontos cada. A questão mais importante está relacionada às manipulações de mercado”, observou o advogado.
De acordo com Cervinski, foi precisamente o problema de manipulação que levou a SEC a rejeitar um pedido similar dos irmãos Winklevoss em julho deste ano.
Outro problema para qual o advogado chama a atenção são os poderes insuficientes da Comissão no contexto do controle sobre as atividades das corretoras nas quais os ativos subjacentes ao ETF serão negociados.
8/ The SEC’s problem is that it doesn’t have jurisdiction over crypto exchanges, so it can’t force them to provide the information it needs to identify & prosecute manipulation (like spoofing & wash trading).
Also, it can’t tell if the exchanges themselves are committing fraud.
— Jake Chervinsky (@jchervinsky) 10 de dezembro de 2018
“O problema da SEC é que o departamento não está autorizado a controlar as corretoras de criptomoedas. Assim, a agência não pode forçá-las a fornecer as informações necessárias, bem como identificar e processá-las por manipulações (como spoofing e wash trading). Além disso, a SEC não pode ter certeza de que as próprias corretoras não estejam envolvidas em fraudes”.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.