A mudança na legislação ucraniana no âmbito da regulamentação dos sistemas de pagamento dará às instituições financeiras não bancárias o direito de emitir dinheiro eletrônico. Isto foi afirmado pela vice-diretora do Departamento de Sistemas de Pagamento e Desenvolvimento de Inovação Natalia Lapko, de acordo com publicação oficial do Banco Nacional da Ucrânia no Facebook.
Segundo ela, o NBU leva em conta o rápido desenvolvimento do mercado de sistemas de pagamento e tenta resolver as questões urgentes de usar produtos e serviços inovadores no país.
“A conta correspondente, baseada nas normas europeias para regulamentar o mercado de pagamentos, está agora em consideração na Verkhovna Rada (câmara parlamentar) da Ucrânia. E esperamos uma cooperação frutífera com o parlamento no trabalho de mudança da legislação no âmbito da regulamentação dos sistemas de pagamento”, disse Natalia Lapko.
Ela também disse que a adoção deste projeto de lei, em particular, agilizará as atividades das instituições financeiras não bancárias no mercado de serviços de pagamento, concedendo o direito de emitir dinheiro eletrônico e ter agentes comerciais.
De acordo com uma declaração anteriormente publicada do NBU, a moeda criptográfica ainda não tem status legal na Ucrânia, mas até o final de agosto, esta questão está prevista para ser levantada no Conselho de Estabilidade Financeira.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.