O hard fork planejado para a rede Ethereum, conhecido como Byzantium, foi adiado por pelo menos uma semana. A ativação deve ocorrer no bloco 4,370,000, e na atual velocidade de geração do bloco, deverá ocorrer no dia 17 de outubro. Isso foi relatado pela revista Fork log.
Inicialmente, a ativação do Byzantium, a primeira etapa do hard fork Metropolis, foi agendada para 9 de outubro, desde que não fossem encontrados problemas durante o teste.
A notícia sobre o adiamento da data do hard fork foi precedida pelos comentários do criador do Ethereum, Vitalik Buterin, de que a plataforma deveria ser conservadora em relação aos forks anteriores.
“Nós não temos nenhuma situação de emergência”, ele observou durante a discussão dos desenvolvedores.
Ao mesmo tempo, o próprio Buterin queria que o hard fork fosse realizado mais tarde – no final de outubro, no entanto, devido à conferência Devcon 3 no início de novembro, que está planejada para ser visitada por um grande número de desenvolvedores, estes os planos foram revisados.
O desenvolvedor do Ethereum, Hudson Jameson observou que a data de ativação do hard fork já está determinada definitivamente e somente será revisada se houver problemas durante o teste.
A fase de teste do Byzantium começou oficialmente na terça-feira na rede de testes Ropsten. Ao mesmo tempo, não só a primeira transação depois do fork foi verificada com sucesso, mas a prova da divulgação zero de zk-SNARK foi verificada. Graças a isso a rede Ethereum pode apresentar novos recursos de privacidade, atualmente encontrados em criptografias como o Zcash.
O Byzantium foi ao vivo no Ropsten ontem e apenas foi verificada uma prova do zk-snark. https://t.co/vYm5l9BFrJ https://t.co/6XnDaIx92T
Byzantium went live on Ropsten yesterday. And it just verified a zk-snark proof. https://t.co/vYm5l9BFrJ https://t.co/6XnDaIx92T
— Vitalik Buterin (@VitalikButerin) 19 de setembro de 2017
Deve-se notar que alguns dias atrás, a rede de testes Byzantium foi atacada. O atacante encheu blocos inteiros com contratos de spam para grandes somas. Vitalik Buterin, aliás, chamou o ataque absolutamente insignificante.
O fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, disse que depois de mudar para o protocolo do consenso da Prova de Participação – Proof of stake, muitos mineiros perderão seus empregos.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.