A Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA), uma agência governamental independente que presta serviços à Comissão Europeia e aos Estados-Membros da UE, publicou um documento sobre Blockchain para ajudar bancos e instituições financeiras no desenvolvimento e implementação da tecnologia.
Essencialmente, o objetivo da ENISA é estabelecer um roteiro base ou uma estratégia para as empresas seguirem no processo de implementação da tecnologia Blockchain com empresas parceiras.
Atualmente, a maioria das instituições financeiras e grupos bancários estão olhando para o desenvolvimento e integração da tecnologia Blockchain através de parcerias com startups de Blockchain como a R3CEV, Axoni e Ripple. Em colaboração com instituições concorrentes, os bancos trabalham em um ecossistema de consórcio em que parceiros cooperam entre si para implementar redes financeiras transfronteiriças baseadas em Blockchain.
Nos últimos dois anos, apesar de mais de US$ 1 bilhão sendo gasto anualmente para financiar projetos e operações Blockchain, a tecnologia e as tradicionais indústrias financeiras têm lutado para ver o surgimento de um sucesso comercial em Blockchain.
Embora muitos bancos aleguem testes efetivos da tecnologia, eles não foram capazes de utilizar a Blockchain para ajudar a otimizar as operações em benefícios dos consumidores médios.
Dois grandes problemas surgem quando um banco ou uma instituição financeira tenta implementar a tecnologia Blockchain. O primeiro é o problema da segurança porque os bancos estão focados no desenvolvimento de redes autorizadas em que os administradores têm a autoridade para alterar ou manipular transações.
As características autorizadas ou centralizadas das plataformas Block-Block levam a sérios problemas de segurança que não podem ser resolvidos sem replicar o trabalho criptográfico legítimo encontrado em criptogramas como o Bitcoin e Monero.
“Embora o apetite por Blockchain permaneça, as empresas estão conscientes dos riscos e desafios potenciais com a tecnologia que terão de ser abordados antes que a mesma seja adotada. Particularmente dada a natureza regulamentada do setor e a dimensão e escala potencial das transações que poderiam ser processadas, a segurança permanece uma preocupação chave. “
A segunda questão gira em torno de conflitos entre bancos e reguladores. O setor financeiro é indiscutivelmente o mercado mais fortemente regulamentado entre as indústrias. Para que os bancos obtenham aprovação para a implantação de novas tecnologias que suportam todo o sistema bancário, eles precisam submeter-se a um extenso processo de licenciamento e verificação.
“Além de se concentrar nas ferramentas de combate à lavagem de dinheiro e de fraude, o relatório levanta questões sobre interoperabilidade de protocolos e disposições legais e ferramentas para implementar o cumprimento da privacidade. Em particular, recomenda que o setor de serviços financeiros, em cooperação com os reguladores, defina o que deve ser mantido confidencial a fim de permanecer em conformidade com os requisitos regulatórios “, acrescenta Susan McLean.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.
A Exchange baseada em Hong Kong, Bexplus, anunciou seu novo programa de bônus: os primeiros 500 novos usuários a se…
Por mais que depositar no Fundo AMFEIX seja um processo simples, alguns usuários requerem detalhes adicionais sobre como realizar depósitos…
O Torneio Kingdom no bitcoincasino.io permite que você ganhe mais de 320 mBTC ou 640 entradas grátis em toda aposta…
A exchange focada em tokens futuros, ou IOUs, xFutures.io está permitindo uma oportunidade única para os usuários de alguns grupos…
Tópicos Pré venda conduzida em 2017 com bônus de 15% em US$ 27,49 por tokenVenda pública feita em outubro de…
O Polkadot tem sido um tópico constante em círculos de investimento em criptomoedas durante os últimos meses. Apesar disso estar…