Por decisão do governo armênio, a cidade de Hrazdan se tornará a quarta zona econômica livre (ZEL) do país com um centro de dados para mineração. O organizador do ecossistema da ZEL é a ECOS, que será responsável pelo desenvolvimento do cluster tecnológico. Isso foi relatado por representantes da ECOS.
A principal tarefa da ZEL será a criação de uma infraestrutura para o desenvolvimento de projetos cujo trabalho seja baseado em Blockchain, inteligência artificial e aprendizado de máquinas.
O ecossistema da ZEL incluirá projetos educacionais e de comunicação, laboratórios de pesquisa, plataformas eletrônicas para atrair investimentos em startups e um centro de dados para mineração. Residentes da zona econômica livre receberão taxa zero de IVA e estarão isentos do imposto de renda por 25 anos.
No primeiro estágio do ecossistema, a ECOS planeja atrair mais de US$100 milhões em investimentos.
“Como parte do programa, uma plataforma global será criada para desenvolver e atrair tecnologias inovadoras e levar projetos ecossistêmicos aos mercados internacionais. Isso servirá como um poderoso impulso para o desenvolvimento do cluster tecnológico do país”, explicou, Ilya Goldberg, sócio-gerente da ECOS.
Ainda no contexto da notícia acima divulgada, lembramos que anteriormente relatamos que a plataforma arménia Blockchain Forum (ABF) anunciou planos de criar uma zona econômica livre na Armênia para o desenvolvimento de projetos de Blockchain.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.