A ativação da atualização Constantinople na testnet Ropsten ocorreu no bloco de número 4.230.000, sendo que, no entanto, ocorreram alguns problemas envolvendo o processo de atualização.
Ethereum’s Constantinople hard fork is officially active on the Ropsten testnet! Huge props to everyone who made this happen.
Block rewards are coming in at 2 ETH per block. pic.twitter.com/qmppSxifHv
— Eric Conner (@econoar) 13 de outubro de 2018
De acordo com algumas fontes, a Blockchain Ropsten ficou paralisada por um tempo no bloco 4.299.999. A causa do incidente ainda é desconhecida. Alguns desenvolvedores do Ethereum sugeriram que a falha se relacionava ao problema com a atualização do código ou relutância dos mineradores em ativar o Constantinople.
Depois de algum tempo, um bloco com Constantinople ativado apareceu na rede de testes. No entanto, descobriu-se que nenhuma transação estava sendo feita na rede.
Afri Schoedon, gerente de lançamento da Parity, observou que os problemas se devem ao fato de que, , apesar dos apelos por parte dos desenvolvedores do Ethereum, muitos mineradores não atualizaram o software.
Além disso, Schoedon declarou um problema com o consenso na Ropsten, que resultou em um hardfork “tridirecional” entre Geth, Parity e outro cliente do Ethereum.
between geth and parity, we have a three-way fork now.
— 𝙰𝚏𝚛𝚒 𝚂𝚌𝚑𝚘𝚎𝚍𝚘𝚗 (@5chdn) 13 de outubro de 2018
Adicionalmente, o desenvolvedor expressou confiança de que, uma vez que se faz necessária uma cuidadosa investigação do problema, o Constantinople não ocorrerá neste ano.
no constantinople in 2018, we have to investigate
— 𝙰𝚏𝚛𝚒 𝚂𝚌𝚑𝚘𝚎𝚍𝚘𝚗 (@5chdn) 13 de outubro de 2018
Lembramos que este não é o primeiro contratempo envolvendo o Constantinople e a Ropsten: anteriormente, a atualização foi adiada na rede devido a uma vulnerabilidade identificada em uma das cinco atualizações do Constantinople.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.