A National Transport Insurance, uma empresa de seguros de caminhões e transportes da Austrália, anunciou que juntará forças à BeefLedger, uma plataforma australiana de Blockchain, em um programa piloto que implantará a tecnologia de Blockchain no rastreamento de ponta-a-ponta das exportações de carne bovina no país.
A ideia é aumentar a segurança da comida bem como o bem-estar animal e exportar de forma mais segura na Austrália. O programa utilizará a plataforma de registro distribuído juntamente a tecnologias de ponta e um sistema de Internet das Coisas em ordem de projetar e garantir informações constantes em tempo real sobre produtos bovinos e a performance da cadeia de fornecimento.
Segundo a BeefLedger, o objetivo da parceria das duas firmas é utilizar a tecnologia para estabelecer um framework com múltiplas camadas para aumentar a segurança e credenciamento dos produtos, o que provavelmente chamará a atenção da companhia de seguros para o potencial da redução de risco do seguro.
Austrália e Ásia no caminho da blockchain
Existem alguns projetos similares que têm sido lançados nos meses recentes na região Ásia-Pacífico relacionados à segurança de comida e o credenciamento começou a se mostrar um importante e reconhecido problema.
A parceria com a plataforma mostrará credenciais premium de gado australiano e transporte com atualizações de localização em tempo real da Costa de Calcário até uma fábrica de processamento em uma cidade australiana chamada Casino. Isso ocorrerá antes do congelamento e exportação para seu destino final em Shangai, na China. Tony Clark, o CEO da companhia de seguros, expressou seus pensamentos, dizendo que há valor real no programa. Ele continuou:
“Estamos entusiasmados com as perspectivas que isso apresenta para vários setores da indústria australiana: agricultura, bem-estar animal, transporte e logística. Embora esses sejam estágios iniciais, estamos otimistas com os resultados e o aprendizado, o que isso pode significar para fornecedores, exportadores e consumidores australianos”.
É importante que a parceria esteja acontecendo neste momento, pois assim como relatado pela CCN, a indústria de carne bovina da Austrália é uma parte vital do fluxo de lucros da economia do país – existem mais de 45 mil produtores de gado na Austrália, o que torna o país o terceiro maior exportador do mundo.
Warwick Powell, presidente da BeefLedger, também falou sobre a parceria, dizendo:
“Pesquisas mostram que os padrões éticos e preocupações com o bem-estar animal, juntamente com a autenticidade e prova de origem do produto, estão entre as principais prioridades dos consumidores chineses. Isso é também o que impulsiona o interesse dos consumidores pelos produtos australianos”.
Thiago é co-fundador e o suporte técnico, famoso faz-tudo, por trás do BTCSoul. Para ele o interesse nas criptomoedas, Blockchain e Bitcoin se encontra também em seu código.