A FSMA (Financial Services and Markets Authority) da Bélgica atualizou sua blacklist de plataformas criptomonetárias relacionadas a fraudes – que agora totaliza 113 sites –, adicionando 14 domínios.
Os recentemente identificados websites são:
Essa é a sexta vez em que a FSMA atualizou sua blacklist de criptomoedas desde o alerta inicial em fevereiro, que incluiu “um testemunho particularmente detalhado e revelador de uma vítima de tal plataforma”. Mais recentemente, a agência revelou outras 70 ofertas fraudulentas.
Apesar de seus alertas anteriores, a FSMA continua a receber queixas de investidores enganados. Buscando aumentar a consciência geral, o regulador novamente descreveu os pontos aos quais os investidores devem prestar atenção ao investir ou negociar criptomoedas:
“O princípio permanece o mesmo: eles oferecem um investimento que alegam ser seguro, fácil e muito lucrativo. Eles tentam inspirar confiança dizendo ao usuário que não é necessário ser um especialista em criptomoedas para investir. Eles alegam ter especialistas que gerenciarão seus investimentos para você. Eles dizem que os fundos podem ser retirados a qualquer momento ou que são garantidos. No fim, o resultado é sempre o mesmo: as vítimas se descobrem incapazes de recuperar seu dinheiro!”
A FSMA apelou ao público para que apresente qualquer informação sobre outras entidades obscuras, observando que ainda que constantemente atualizada, a blacklist não é abrangente.
Vale ressaltar que a Bélgica não é o único país buscando educar investidores e protegê-los de fraudes criptomonetárias: anteriormente neste ano, a França incluiu 15 empresas criptomonetárias em sua blacklist. Do outro lado do mundo, a SEC dos EUA declarou, em junho, guerra contra ICOs fraudulentas, destacando que o embate está apenas começando.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.