O Banco da Inglaterra continuará investigando a tecnologia de Blockchain, mas não planeja lançar sua própria moeda digital, que foi anunciada como um possível projeto no final de 2017. Uma das razões para o abandono dos planos originais é a preocupação de que o lançamento desse sistema possa afetar negativamente os bancos tradicionais. Isso foi relatado pela FTAdviser.
De acordo com a presuposição do Banco da Inglaterra, os clientes podem começar a recusar os serviços dos Bancos Comerciais, abrindo em vez disso uma conta no Banco Central e usando dinheiro digital para comprar bens, ao mesmo tempo abandonando o dinheiro de papel e dando preferência às tecnologias digitais.
Neste caso, o Banco da Inglaterra teme que, se a saída de clientes de Bancos Comerciais se tornar grande, os bancos simplesmente não terão dinheiro o suficiente para pagar todos os depósitos ou emitir empréstimos. Isso, por sua vez, causará turbulências na economia.
O regulador também duvida de sua própria capacidade de manter a estabilidade financeira no mundo das moedas digitais através da política de regulamento de taxas de juros.
O Banco da Inglaterra ressaltou que não acha que as moedas digitais que estão em circulação hoje, tais como o Bitcoin, representem ameaça à estabilidade do sistema financeiro.
Anteriormente, representantes do Instituto Coreano das Finanças afirmaram que o aumento acentuado da taxa do Bitccoin e outras criptomoedas não ameaçam a estabilidade do sistema financeiro tradicional e que os Bancos Centrais devem considerar a possibilidade de criar moedas digitais nacionais.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.