O Banco Nacional da Ucrânia (NBU) ainda está planejando a emissão de uma moeda eletrônica (“e-grívnia”) com base na tecnologia de Blockchain. Isto é relatado por vesti-ukr.
Através da emissão de uma moeda digital centralizada, o Banco Nacional pretende reduzir a circulação de moedas fiduciárias. Para evitar a inflação, os cidadãos serão capazes de trocar o futuro “e-grívnia” por dinheiro e fundos não-caixa em uma proporção de 1:1.
“Estamos estudando como o grívnia eletrônico pode contribuir para o cenário de pagamento da Ucrânia, um aumento na participação de assentamentos não monetários e diminuição do seu custo”, afirmou o NBU.
Segundo Aleksey Kushch, assessor do chefe da Associação dos Bancos Ucranianos, a Blockchain lançará uma nova forma de circulação monetária no país: a circulação digital.
“O dinheiro digital estará nas contas dos bancos, mas será registrado em uma carteira eletrônica. Ao mesmo tempo, devido à tecnologia de Blockchain, o dinheiro será protegido contra fraudes, ataques de hackers e retiradas ilegais”, disse Alexei Kushch.
Ele acrescentou que o dinheiro digital não garante o anonimato, sendo que dessa forma, não será possível comprá-lo com criptomoedas.
“Uma importante diferença entre uma criptomoeda e moedas digitais é que as últimas são emitidas por instituições financeiras e são obrigações, que podem ser compradas por dinheiro”, explicou Kusch.
Até agora, o regulador financeiro não apresentou um plano para a implementação da ideia.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.