O gigante espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), emitiu um empréstimo sindicalizado de US$150 milhões para a empresa de gerenciamento local Red Electrica, e registrou os dados da transação na Blockchain. Isso foi relatado pelo Financial Times.
Em particular, o código do usuário e as marcas temporais em cada estágio do processo de empréstimo foram incluídos no registro distribuído. Assim, todos os participantes da transação (o Mitsubishi UFJ Financial Group japonês e o BNP Paribas francês também atuaram como credores) tiveram acesso às informações relevantes sobre o status das negociações sobre o empréstimo.
“O identificador único do contrato assinado foi registrado na Blockchain pública do Ethereum, o que garante sua autenticidade e imutabilidade por terceiros”, disseram representantes do banco.
Graças ao registro distribuído, os participantes do empréstimo sindicalizado foram capazes de abandonar a dispendiosa troca de informações via fax e encurtar o período de emissão do empréstimo em alguns dias.
O BBVA planeja implementar alguns outros projetos piloto para a emissão de empréstimos sindicalizados de Blockchain.
Vale ressaltar que em abril, o BBVA registrou a emissão de um empréstimo a um de seus clientes corporativos no valor de 75 milhões de euros na Blockchain.
Em junho, o banco, juntamente com o Banco Santander utilizou a Blockchain para operações com valores mobiliários.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.