O Banco de Compensações Internacionais (BIS) publicou um relatório afirmando que as notícias sobre a regulamentação do mercado criptomonetário continuam a afetar significativamente os preços do dinheiro digital.
Cryptocurrencies are thought to be beyond national regulation, but in fact their prices, trading volumes and user numbers react significantly to news about possible regulatory actions #Bitcoin #Cryptocurrencies #FinancialRegulation https://t.co/cSSBYTasja pic.twitter.com/2ZW5JECr01
— Bank for Intl Settl. (@BIS_org) 23 de setembro de 2018
“Embora seja geralmente assumido que a área de trabalho das criptomoedas está fora da regulamentação nacional, na verdade, seu preço, volumes de transação e até os próprios usuários dependem de notícias regulatórias”, observaram Raphael Auer e Stijn Claessens, os autores do relatório.
Como exemplo, representantes do BIS citaram a reação do mercado à recusa da SEC em aprovar o pedido dos irmãos Winklevoss sobre a criação de um ETF do Bitcoin. Naquele momento, em poucos minutos, o preço do Bitcoin caiu 16%. Uma reação similar do mercado foi observada no contexto do enrijecimento nas medidas para regular criptomoedas pela Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) como parte do combate à lavagem de dinheiro.
Para confirmar suas teses, o BIS apresentou gráficos da dinâmica dos preços do Bitcoin no contexto dos eventos correspondentes:
Do lado esquerdo, a recusa aos irmãos Winklevoss no lançamento do ETF do Bitcoin, do lado direito, aperto das medidas regulatórias pela FSA
Segundo os autores do relatório, a razão para um impacto tão forte das notícias sobre a regulamentação das criptomoedas é a dependência do dinheiro digital em várias instituições, incluindo bancos.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.