Um mineiro mal-intencionado executou com sucesso um ataque de gasto duplo na rede do Bitcoin Gold na semana passada, fazendo com que o BTG sucumbisse a um ataque de rede durante esse período de tempo.
O diretor de comunicações do Bitcoin Gold, Edward Iskra, alertou os usuários sobre o ataque no dia 18 de maio, explicando que um minerador malicioso fez uso da exploração para roubar fundos de corretoras criptomonetárias.
Para executar o ataque, o minerador adquiriu pelo menos 51% do poder total da rede, o que lhe proporcionou controle temporário sobre a Blockchain do ativo. Note que a obtenção desse hashpower é incrivelmente cara – mesmo em uma rede menor como a do Bitcoin Gold –, mas pode ser monetizada através do uso de um ataque de gasto duplo.
Depois de ganhar o controle da rede, o atacante começou a depositar BTG em corretoras digitais enquanto tentava enviar essas mesmas moedas a uma carteira sob seu controle. Normalmente, a Blockchain resolveria isso incluindo apenas a primeira transação no bloco, contudo, através de seu controle majoritário sobre a rede, o invasor foi capaz de reverter as transações.
Consequentemente, surgiu a chance de depositar fundos em corretoras e rapidamente retirá-los, após o que, as transações iniciais foram revertidas para que pudessem enviar as moedas que haviam sido originalmente depositadas em outra carteira.
Um endereço de Bitcoin Gold implicado no ataque recebeu mais de 388,2 mil BTG desde 16 de maio (principalmente de transações que ele enviou para si mesmo). Supondo que todas essas transações foram associadas à exploração de gastos duplos, o invasor poderia ter roubado US$18,6 milhões em fundos das corretoras.
A última transação foi enviada em 18 de maio, mas, teoricamente, o invasor poderia tentar retomar o processo caso ainda detivesse acesso a um poder de hash suficiente para obter o controle da Blockchain.
Desenvolvedores do Bitcoin Gold aconselharam as corretoras a lidar com o ataque, aumentando o número de confirmações necessárias antes que os depósitos fossem creditados nas contas de clientes. Os dados da Blockchain indicam que o invasor reverteu com sucesso as transações em até 22 blocos, levando os desenvolvedores a aconselharem o aumento os requisitos de confirmação para 50 blocos.
Atualmente, o Bitcoin Gold é a 26º maior criptomoeda, com um valor de mercado de 827 milhões de dólares.
O Bitcoin Gold é, talvez, a terceira rede de criptomoedas atingida por um grande ataque somente na semana passada.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.