No repositório oficial do Bitcoin, surgiu uma nova proposta com número 174 (BIP174), projetada para melhorar a rede. A proposta descreve o suporte a “transações parcialmente assinadas” pelo sistema do Bitcoin. Nesse contexto, os usuários poderão realizar transações off-line sem precisar enviar informações a respeito da transferência para a rede. Isso foi relatado pelo CoinClarify.
Segundo os desenvolvedores, a introdução dessa possibilidade melhorará significativamente a arquitetura da rede. Se o protocolo Segregated Witness (SegWit) melhorou o dimensionamento da Blockchain, tanto a Lightning Network quanta a iniciativa BIP174 são projetadas para melhorar significativamente a usabilidade.
O autor da iniciativa é Andrew Chow, um desenvolvedor ativo que ganhou o reconhecimento da comunidade Bitcoin. Muitos usuários de criptomoedas gostam desta ideia, e em particular, a proposta foi apoiada por Peter Welle, que anteriormente trabalhou no protocolo SegWit.
A BIP174 não passou despercebida pelos desenvolvedores do Bitcoin: Alex Bosworth, por exemplo, apoiou a iniciativa e observou que tais desenvolvimentos abrem novas perspectivas para a Primeira Moeda.
Great feature merged into Core: BIP174. We’re entering an era of widespread use of coins with contracts that don’t just fit a couple of templates. To expand contract complexity we need protocols that can handle redeem scripts and progressive signing steps, not just private keys. https://t.co/zZk60zSiCo
— Alex Bosworth ☇ (@alexbosworth) 18 de julho de 2018
A ideia foi apoiada também por Peter Gray, fundador da startup Coinkite. A empresa já adicionou suporte para transações com assinatura parcial à sua carteira ColdCard.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.