Durantes os últimos dias o Bitcoin vem sendo atacado por políticos e pela mídia indiana como sendo ilegal. Para resolver isso, a Zebpay decidiu criar uma petição na qual solicita ao governo que declare as criptomoedas legais no país.
Entendo o caso
Acontecimentos atuais na Índia tem causado um monte de perguntas sobre a legalidade da moeda no país. Essas perguntas se devem ao fato de que alguns políticos locais questionam se o Bitcoin é ou não um esquema de ponzi (pirâmide).
Outros ainda questionam os riscos que ele poderia representar para a economia do país – como se os próprios políticos já não tivessem detonado bastante a mesma. Enfim, o próprio Banco da Índia (Reserve Bank of India) fez declarações à imprensa, dizendo que as pessoas deveriam ter cuidado ao usar o Bitcoin, pois segundo eles poderiam estar transgredindo a lei.
Diante de todas essas informações contraditórias, as pessoas estão assustadas e nada mais justo que as empresas que trabalham com a moeda decidirem fazer alguma coisa afim de por um fim a esses mal entendidos.
A petição
A Zebpay criou uma petição online, cujo link foi enviado aos seus clientes hoje através de mensagens de texto. Esta petição está pedindo ao Ministro das Finanças indiano, Arun Jaitley e aos órgãos competentes que anunciem que o Bitcoin e as outras criptomoedas são legais.
Para resolver de uma vez por todas essas questões, seria ótimo se o governo regulamentasse o Bitcoin e as criptos, como outros países já fizeram. O status legal atual do Bitcoin e as circulares da RBI estão disponíveis no site da Zebpay. Por agora, a indústria indiana do Bitcoin é autorregulada.
Opinião
Há pelo menos seis meses, o governo da Índia não estava muito preocupado com o Bitcoin e as criptomoedas. Mas então, eles vieram com seu maravilhoso plano de desmonetizar o país. A coisa toda virou um caos, com muitas pessoas sem terem dinheiro nem mesmo para comprar pão.
Nesse cenário, o Bitcoin ganhou força, muitos passaram a trabalhar como freelancers e pedir seus pagamentos em Bitcoin, além de empresas internacionais que começaram a fazer o mesmo.
Isso, por sua vez, fez com que a moeda ganhasse adesão e facilitou a vida da população. Contudo, na opinião do governo – é obvio – esse tipo de comodidade só pode ser fornecido pelos políticos e pelo governo, qualquer coisa diferente disso é sempre taxado de ilegal ou imoral.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.