Um dos maiores fabricantes de equipamentos de mineração do mundo, a Bitmain, apresentou a nova mineradora ASIC Antminer X3 para criptomoedas baseadas no algoritmo PoW CryptoNight, tais como o Monero.
We are pleased to announce the all-new Antminer X3, to mine cryptocurrencies based on the CryptoNight hashing algorithm.
Two batches: shipping in June (https://t.co/VeidZrreK2) and shipping in May (https://t.co/RKtJe6Rm8D)
To prevent hoarding and to enable…. (1/2) pic.twitter.com/PBKdXrwg9b— BITMAIN (@BITMAINtech) 15 de março de 2018
O poder de hash do chip ASIC será de 220 kH/s. A Bitmain planeja entregá-lo em duas etapas: o primeiro lote aparecerá no mercado em maio, e o segundo, um mês depois. O preço das mineradoras do primeiro lote será de US$11.999, sendo que dentro de apenas um mês, o novo Antminer X3 estará disponível por apenas US$7.599.
Note que Riccardo Spagni, o principal desenvolvedor do Monero – que é a base da nova mineradora – afirmou que o novo equipamento provavelmente levará à centralização do poder de computação nas mãos de um ou alguns players e que devido a isso, a equipe do Monero planeja modificar o algoritmo PoW no decorrer da próxima atualização da rede.
Just a reminder that this WILL NOT work on Monero https://t.co/rhy6k2I4Yh
— Riccardo Spagni (@fluffypony) 15 de março de 2018
“Queria apenas lembrar que ela [Antminer X3] não funcionará na rede Monero”, enfatizou Spagni.
Spagni destacou que os desenvolvedores modificam o algoritmo de consenso Proof-Of-Work a cada 6 meses para evitar o controle centralizado sobre o hashrate.
It takes AT LEAST 5 months to design, tape out, and take delivery of ASICs. We can merge the PoW change 3 months before our regular hard fork and they won’t be able to outpace the network.
— Riccardo Spagni (@fluffypony) 15 de março de 2018
Ele também acrescentou que o desenvolvimento, produção e entrega de novas mineradoras ao mercado leva pelo menos 5 meses, e o algoritmo PoW pode ser modificado em apenas 3, o que permite que a equipe do Monero esteja sempre à frente de potenciais monopolistas.
Vale ressaltar que, mesmo que os usuários não consigam minerar Monero, a Antminer X3 possibilitará a extração de Bytecoin, Aeon, Dashcoin e várias outras moedas digitais.
Seguindo o mesmo contexto, a Bitmain está trabalhando na criação da Antminer F3, uma mineradora ASIC para a produção de Ethereum que aparecerá no mercado ainda no segundo-terceiro trimestre deste ano.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.