Quem já viajou sabe, o chato mesmo é a vistoria dos documentos, um processo demorado e entediante que todos temos que nos sujeitar no aeroporto ao chegar a um novo país.
O governo de Dubai, cidade que possui o aeroporto mais movimentado do mundo, está investindo em Blockchain como uma solução para esse problema. Para isso, foi assinado um acordo entre o governo e a StarTech ObjectTech, startup baseada no Reino Unido, para criar passaportes digitais para entrada no Aeroporto Internacional do país.
O acordo prevê que a ObjectTech trabalhará juntamente com o departamento de imigração e visas de Dubai para desenvolver uma solução que combine a verificação biométrica e Blockchain.
O objetivo final é desenvolver um sistema que elimine de uma vez a verificação manual de passaportes, gerando uma verificação perfeita em tempo mínimo. Ou, de acordo com o anúncio da ObjectTech, a “primeira fronteira sem portos do mundo “.
A startup de Blockchain está desenvolvendo uma solução em que os viajantes que visitam Dubai serão “registrados no país usando um passaporte pré-aprovado e totalmente digitalizado”.
Quando a solução entrar em vigor, os passageiros, que estão chegando, sairão do seu voo e irão à área de reivindicação de bagagem, com o processo de verificação manual através da espera nas filas eliminado.
O CEO da ObjectTech, Paul Ferris, acrescentou:
“Dubai está realmente empenhada em melhorar a vida de seus cidadãos e visitantes através da tecnologia e estamos muito entusiasmados em fazer parte dessa realidade”.
De acordo com o anúncio, “o registro integrado nos aeroportos internacionais é uma ideia que já existe há muitos anos, mas ainda não existia um sistema que pudesse levar essa ideia adiante, agora com a blockchain fornecendo identidades de confiança, pela primeira vez isso parece possível”.
A iniciativa de passaporte digitalizado se junta a uma série de outros empreendimentos similares na cidade, que está caminhando a passos largos para se tornar a primeira cidade do mundo governada via blockchain.
A atual iniciativa é parte de um conjunto mais amplo do governo de Dubai, que já demonstrou sua intenção de abraçar a tecnologia blockchain com o lançamento do Conselho Global Blockchain no início de 2016.
Em outubro, o governo lançou sua iniciativa “Blockchain Strategy”, um esforço notável para transferir todos os documentos governamentais para uma blockchain até o ano 2020.
No início deste ano, o Smart Dubai Office – uma iniciativa apoiada pelo governo e liderada pelo Príncipe Herdeiro de Dubai – se associou a uma empresa da FinTech para o desenvolvimento de um sistema de pagamentos em toda a cidade.
Este esforço particular verá todas as 38 entidades governamentais parceiras existentes, instituições financeiras e outros departamentos da cidade conectados em uma plataforma de pagamentos em blockchain.
Em última análise, a implementação da tecnologia blockchain no Aeroporto Internacional de Dubai, o maior e mais movimentado aeroporto do mundo, poderia definir o ponto de referência para a identificação digitalizada e um reconhecimento convincente da tecnologia blockchain.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.