CEO do Sberbank Herman Gref conta sobre suas experiências com o bitcoin. Durante sua apresentação sobre o projeto conjunto do banco com a Google, Gref revelou que tinha possuído alguns bitcoins. Herman Gref
Gref contou como ele segurou seus bitcoins por meses ate que eles atingiram o valor almejado para convertê-los em rublos.
Gref foi adiantando que ele vê a negociação de moedas virtuais como um “jogo” ele contou sobre como especulou com diferentes moedas virtuais, jogando seu dinheiro em uma e outra e também em moedas fiduciárias.
Ele sugeriu que bitcoin logo se tornaria parte da sociedade russa:
“Isso, naturalmente, traz grande prazer e (é) agradável como um jogo, mas ele (o bitcoin) em breve será uma parte da nossa vida.”
Gref também comentou que o bitcoin valeu muito mais no passado, mas agora seu preço caiu para cerca de metade.
Sberbank Gref deve ser ouvido?
Somente em abril deste ano, o vice-ministro russo das Finanças, Alexei Moiseev, estava se preparando para introduzir uma legislação que punisse os usuários de bitcoin. A punição incluiria prisão de até sete anos, de acordo com a Bloomberg.
Então, em outubro deste ano, Alexei Moiseev afirmou que:
“… Isso não representa grande perigo para o público, uma vez que não assumiu um caráter de massa que poderia representar uma ameaça para o nosso sistema financeiro por agora…”.
Embora ainda haja muitas desavenças e desentendimentos na Rússia quando se trata da legalidade ou do uso de bitcoin, tudo isso pode mudar em questão de tempo.
Com o projeto de blockchain entre o Sberbank e o Federal Antimonopoly Service (FAS) e a posição tomada por Moiseev quanto à legislação do bitcoin, parece provável que a Rússia esteja prestes a receber bitcoin de braços abertos.
De fato, as opiniões positivas de Gref sobre a tecnologia bitcoin e blockchain para os desenvolvimentos futuros do sistema bancário russo possam ter sido um fator que contribuiu para que as autoridades russas repensassem o bitcoin e sua tecnologia.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.