Em 2019, a Norilsk Nickel, empresa de mineração e metalurgia, planeja lançar sua própria criptomoeda garantida por metais. Isso foi afirmado pelo presidente da empresa, Vladimir Potanin, em uma entrevista ao Kommersant.
“Esta é uma tentativa de oferecer ao mercado um ativo criptomonetário com menos volatilidade do que as criptomoedas existentes, e com uma conexão mais óbvia com os bens tangíveis”, afirmou Potanin.
Ele observou que a emissão da stablecoin atrairá um novo círculo de investidores “com um capital total muito grande”, e acrescentou que uma criptomoeda garantida por metais é uma forma barata de financiamento.
O chefe da Norilsk Nickel planeja lançar também uma corretora de criptomoedas e derivativos, o que ele pretende fazer juntamente à empresa de investimentos Interros. Segundo Potanin, suas ideias digitais servirão como defesa contra sanções e criarão espaço para manobras.
“Nem todas as sanções são aplicáveis no espaço criptomonetário. O sistema digital é mais democrático e menos suscetível a elas”, disse ele.
Potanin salientou que, caso entre em vigor uma regulamentação adequada da indústria, gostaria de implementar projetos criptomonetários na Rússia.
Vladimir Potanin é um dos autores do projeto de lei alternativo “Sobre ativos digitais”. Recentemente, empresários russos mostraram esse documento ao primeiro-ministro Dmitry Medvedev.
“Na verdade, o presidente ordenou criar uma boa regulamentação no campo dos ativos criptomonetários, mas o que tinha sido preparado até agora, de fato, não é”, ressaltou Potanin, comentando a situação com os projetos de lei russos sobre a regulamentação da indústria criptomonetária.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.