A diretora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, que recentemente falou sobre os potenciais riscos do Bitcoin e de outras criptomoedas, ressaltou que os ativos também têm lados positivos. Isso foi relatado pelo portal Kommersant.
Como escreve Christine Lagarde no blog do FMI, é possível transferir qualquer quantia de dinheiro com a ajuda de criptomoedas de forma rápida e sem custos.
“Alguns serviços de pagamento agora fazem transferências transfronteiriças dentro de poucas horas, não dias”, observou ela.
Segundo Lagarde, a tecnologia de registro distribuído pode ajudar os mercados financeiros a operar com mais eficiência, e garantido a observância dos direitos de propriedade, aumentando a confiança no mercado e promovendo o investimento em países em desenvolvimento.
A diretora do FMI também acredita que as criptomoedas levarão à “diversificação do cenário financeiro”, o que melhorará o equilíbrio entre “provedores de serviços centralizados e descentralizados e o ecossistema financeiro, que será mais eficaz e potencialmente mais resiliente no combate às ameaças”.
Christine Lagarde também enfatizou que as moedas digitais ainda precisam conquistar “a confiança e o apoio de consumidores e autoridades”.
“O primeiro e mais importante passo será chegar a um consenso sobre o papel dos ativos cripptomonetários. Como para eles não existem fronteiras, a cooperação internacional será importante”, disse ela.
Como observou Lagarde, “uma visão balançada dos ativos critomonetários não deve levar nem à condenação, nem à euforia“.
Lembre-se de que em março, a chefe do FMI enfatizou que os reguladores devem usar a tecnologia de Blockchain para “conter o perigo que as criptomoedas levam dentro de si – além de seus óbvios benefícios”.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.