Corey Johnson, o diretor estratégico-chefe da startup Ripple, afirmou que a administração do presidente Donald Trump está preocupada com a dominante posição da China na mineração de Bitcoin e Ethereum. Ele ressaltou que a empresa já havia discutido com os representantes da Casa Branca o conceito de XRP, que não exige mineração e é, supostamente, mais seguro do ponto de vista do controle de outros países.
“Acredito que eles entenderam isso e acreditam que isto poderia ser um ponto importante”, disse Johnson em entrevista ao Breaker.
Em seguida, foi publicado um artigo na Forbes americana sobre o domínio das pools chinesas de mineração com a afirmação de que a Bitmain extrai mais da metade de todos os Bitcoins – o que não é verdade. Provavelmente, mesmo as pools pertencentes à empresa de Beijing não controlam mais de 50% do hashrate total.
A notícia não pôde deixar de atrair a atenção de Nouriel Roubini, famoso crítico do Bitcoin e descentralização em geral.
My Senate Testimony highlighted the national security risks deriving from China controlling 80% of Bitcoin mining. Now even the White House waking up to such risks
China’s Bitcoin Dominance is Worrying the White House.https://t.co/ReucskJkjx
— Nouriel Roubini (@Nouriel) 16 de outubro de 2018
“Durante as audiências no Senado, chamei a atenção para os riscos à segurança nacional associados ao controle da China sobre a mineração do Bitcoin”, escreveu ele.
O chefe do fundo de investimentos HODL Capital, Thomas Paccia, acrescentou que a situação lembra a trama da série “Mr. Robot”.
Oh cool I was looking for a shitty ad riddled sponsored content retelling of Mr Robot https://t.co/7YUqWFsDWf
— Thomas Pacchia ⚡🚀🌘 (@tpacchia) 16 de outubro de 2018
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.