Especializada na mineração e processamento de diamantes, a empresa sul-africana De Beers compartilhou planos de introduzir a tecnologia de Blockchain em seus trabalhos. Isso foi relatado pelo Bureau of Rough & Polished.
De acordo com os representantes da empresa, o sistema baseado nessa tecnologia fornecerá uma certidão digital única, permanente e protegida de acesso não autorizado a todos os diamantes registrados nela.
“Os diamantes têm um valor duradouro e personificam alguns dos momentos mais significativos da vida, por isso é importante garantir que sua origem seja livre de conflitos e natural”, afirmou o CEO da De Beers, Bruce Cleaver.
A companhia acredita que uma Blockchain fortalecerá a confiança dos consumidores e participantes da indústria de pedras preciosas, além de aumentar a eficiência da produção.
“Agradecemos muito esta iniciativa e seus benefícios na cadeia de valor dos diamantes – de produtores a varejistas e consumidores”, acrescentou Cleaver.
O estudo inicial do novo conceito levou à criação de um protótipo funcional, sendo que agora a empresa está conduzindo um experimento com um pequeno número de participantes.
O lançamento completo da plataforma está previsto para o final deste ano.
Vale ressaltar que, em outubro de 2017, o fundo de investimento de Singapura, Diamundi Pte Ltd e sua parceria não comercial, a RTS, assinaram um acordo sobre a introdução da criptomoeda D1 Coin, cujo principais ativos são os diamantes certificados da Alrosa.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.