A equipe Decred anunciou a próxima versão, a 1.0, do software da plataforma. De acordo com os representantes do projeto, a liberação está prevista para 25 de abril e pode ser chamada de “marco” para todo o tráfego da criptomoeda.
A principal característica do Decred é seu sistema de gestão, que dá a todos os detentores de moedas o direito de participar na tomada de decisões relativas ao desenvolvimento da criptomoeda.
“A liberação histórica permitirá que os participantes do projeto tomem o futuro da moeda em suas próprias mãos através de um voto direto da comunidade. Pela primeira vez na história, o controle de uma criptomoeda é transferido de unidades centralizadas, como desenvolvedores e mineiros para participantes do projeto”, disse o comunicado de imprensa oficial.
Algumas das principais propriedades do Decred devem ser:
- Prova de trabalho híbrida e um sistema de consenso que garanta um equilíbrio de opiniões entre os mineiros e os eleitores;
- Desenvolvimento aberto e autofinanciado com a ajuda de uma subvenção global para assegurar a sustentabilidade a longo prazo;
- Uso do algoritmo de hash Blake-256;
- Tomada de decisões não-financeiras de baixo para cima na Assembleia dos membros da comunidade.
O gerenciamento de projetos está aberto a qualquer participante. A votação de propostas para a sua posterior integração ao software será realizada regularmente.
O release do Decred 1.0 incluirá a primeira votação em duas questões importantes. Depois de um mínimo de 75% dos mineiros e participantes passarem para a nova versão do software, será votado sobre alterar o algoritmo de consenso do sistema, bem como um voto de apoio ao protocolo de micro transação da Lightning Network.
Para o lançamento da versão 1.0, a equipe do Decred também programou um concurso especial chamado Autonomy Puzzle. O vencedor receberá uma recompensa de 500 DCR (cerca de US$ 7000), mas a cada 24 horas esse valor diminuirá. O nível de dificuldade do quebra-cabeça vai variar de “fácil” para “médio”, o que permitirá aos usuários participar no concurso com todos os níveis de habilidade.
O desenvolvimento do Decred começou no final de 2015. Na implementação do projeto participa a “Company 0”, empresa que anteriormente financiou o desenvolvimento do Bitcoin. Atualmente, o token DCR é negociado em várias plataformas, incluindo Poloniex, Bittrex e Bleutrade.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.