O Departamento de Justiça dos EUA iniciou uma investigação sobre possíveis manipulações envolvendo a taxa do Bitcoin durante o rali do ano passado pela Tether e pela corretora Bitfinex. Isso foi relatado pela Bloomberg com referência a três fontes anônimas.
As fontes familiarizadas com a situação disseram que o Ministério da Justiça está conduzindo uma investigação em conjunto com a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CTFC). No entanto, ainda não se sabe em que a agência estava interessada: atividade suspeita na Bitfinex ou ações de funcionários específicos da corretora e da Tether Ltd. Até agora, o Ministério da Justiça e a CFTC não fizeram quaisquer acusações.
Em janeiro, a CTFC começou a estudar as atividades da Bitfinex e da Tether Ltd., enviando intimações aos representantes de ambas as organizações. Depois disso, a Tether Ltd. suspendeu a emissão de tokens USDT por dois meses.
O Departamento de Justiça dos EUA também pretende descobrir como a Tether Ltd está emitindo as novas moedas e por que a maioria delas está passando pela Bitfinex. Representantes de ambas as empresas se recusaram a comentar.
Vale notar que em outubro, o crescimento anormal do Bitcoin na Bitfinex levantou preocupações sobre o possível colapso do Tether. Em maio, o Departamento de Justiça dos EUA iniciou uma investigação para determinar a possibilidade de manipulações com as taxas de criptomoedas pelos traders.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.