A secretária adjunta do Departamento do Tesouro dos EUA para o Terrorismo e Inteligência Financeira, Sigal Mandelker, afirmou que a agência considera o Bitcoin e outras moedas digitais uma ” crescente ameaça “. De acordo com Bloomberg, ela fez essa declaração no Comitê Bancário do Senado nesta quarta-feira, 17 de janeiro.
Segundo Mandelker, atualmente, a agência, juntamente ao Internal Revenue Service dos EUA, está verificando 100 provedores registrados de serviços de criptomoedas por envolvimento no financiamento de atividades ilegais. Além disso, o Tesouro está cooperando com o Ministério da Justiça na investigação de uma série de casos de lavagem de dinheiro.
Mandelker também observou que os Estados Unidos, o Japão e a Austrália estão trabalhando ativamente na criação de um quadro regulatório referente a pagamentos em criptomoedas e atividades das corretoras digitais. Dessa forma, atualmente, leilões de Bitcoin utilizando dólares dos EUA e ienes japoneses representam mais da metade do volume total de negociação no mundo.
Em conclusão, o vice-secretário do Departamento do Tesouro acrescentou que as autoridades dos EUA “processarão agressivamente“ os comerciantes de criptomoedas que não cumprirem todas as leis e regulamentos necessários.
Lembramos que alguns dias atrás, um grupo de trabalho – atuando sob o governo dos EUA – sobre criptomoedas foi estabelecido.
Anteriormente, o BTCSoul também informou que o Ministério das Finanças do país cooperará com parceiros internacionais do G20 para alcançar a regulamentação da indústria de criptomoedas e prevenir atividades ilegais relacionadas a ativos digitais.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.