O chefe da Blockstream, Adam Beck, em discussão com o co-fundador da Bitmain Mining Pool, Jihan Wu, confirmou que, a médio prazo, os desenvolvedores do Bitcoin Core estão considerando a possibilidade de aumentar o tamanho do bloco – somente depois de testes completos e desde que não haja spam na rede.
A controvérsia com Jihan Wu surgiu no contexto do contínuo spam da rede do Bitcoin e de um ataque sem precedentes na cadeia original nas redes sociais por parte dos apoiantes do Bcash. O último insiste que a rede formada como resultado do fork de agosto é a verdadeira continuação do projeto de Satoshi Nakamoto, e que apenas o Bcash pode ser considerado um verdadeiro sistema de pagamento, fornecendo transações rápidas e baratas.
Em resposta à observação de Wu de que os desenvolvedores do Bitcoin Core ainda podem precisar pensar em aumentar o tamanho do bloco, Adam Back escreveu:
“A médio prazo e sujeito a testes suficientes, talvez sim. Mas, por enquanto, seria bom parar o spam”.
probably mid-term with enough testing yes. but in the mean time it would be nice if people would stop spamming. thanks.
— Adam Back (@adam3us) 13 de novembro de 2017
Deve-se notar que, em 2014, Adam Back descreveu o plano para um aumento gradual do tamanho do bloco para 2Mb, 4Mb e 8Mb, enquanto os canais de pagamento de segundo nível não seriam totalmente implementados no ecossistema do Bitcoin.
Além disso, uma grande parte da comunidade está convencida de que aumentar o tamanho do bloco não é uma solução a longo prazo para o problema de escalabilidade, uma vez que, eventualmente leva à centralização da rede – presume-se que neste cenário a maioria dos nós gastarão mais tempo para validar os blocos do que para gerá-los. Como resultado, os nós não serão capazes de suportar a rede, deixando apenas os maiores players.
Assim, pode-se supor que os desenvolvedores recorrerão ao aumento do bloco somente em caso de necessidade aguda, quando as comissões se tornarão inabordáveis para a maioria dos membros da comunidade.
Anteriormente, o desenvolvedor do Bitcoin Core, Gregory Maxwell, propôs uma tecnologia avançada para transações confidenciais.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.