Desde o início desta semana, muitos usuários das carteiras criptomonetárias Ledger começaram a relatar dificuldades ao acessar seus ativos em Bitcoin Cash. Como afirma o tópico relevante no Reddit, problemas aparecem ao abrir carteiras de BCH, conferir o saldo ou ao fazer transações.
“Após mais de 20 horas, o problema ainda não foi resolvido. Eu não consigo acessar minha carteira de BCH – as transações não são exibidas, apesar de serem visíveis no explorador. Isso é uma falha séria, considerando que nem as próprias moedas são visíveis, sem mencionar a possibilidade de gastá-las”, escreveu um dos usuários na noite de terça para quarta-feira.
Por sua vez, representantes da Ledger reconheceram a existência do problema no “Relatório sobre o estado do incidente”.
“A nova versão do Bitcoin-ABC (o nó do Bitcoin Cash) violou a compatibilidade com o nosso analisador. Como resultado, os saldos nas contas exibidas na Ledger estão errados. Nossa equipe de engenheiros está trabalhando em uma solução”, assegurou o relatório.
Following an outage, we’re working on bringing back our BCH infrastructure. You can get real time update of the operation at https://t.co/oSjVWsIxrU
— Ledger (@LedgerHQ) 10 de abril de 2018
Em subsequentes atualizações , foi relatado que a equipe teve que transferir todos os 746 GB de dados contidos na Blockchain e ressincronizar a rede. O processo estava demorando muito e os programadores foram forçados a começar a optimização.
Como diz a última mensagem, a partir das 07:56 (MSK) em 11 de abril “os principais servidores foram sincronizados e lançados”.
“Recebemos a confirmação de que o BCH está funcionando e mostrando o saldo certo. Atualmente, estamos instalando patches nos servidores de BCH remanescentes”, afirmaram os desenvolvedores.
Note que o comentário do tecnólogo-chefe da Ledger, Nicolas Bacca, de que ele “não acompanhou de perto este problema“, despertou críticas dos usuários.
“Estou desapontado que demorou tanto tempo para resolver este problema. Eu esperava mais profissionalismo da Ledger, mas eles parecem achar o Bitcoin Cash um token insignificante com uma prioridade muito baixa”, ressaltou um dos participantes da discussão.
Lembramos que no final de março, um adolescente britânico informou que havia encontrado uma maneira de “enganar” as carteiras de hardware Ledger.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.