Os principais especialistas em investimentos, Christian Nolting e Markus Müller, diretores de TI do Deutsche Bank, publicaram uma apresentação em que expressaram suas opiniões sobre as perspectivas da tecnologia de Blockchain.
Segundo os especialistas, o impacto potencial da inovadora tecnologia no mercado financeiro é comparável, em escala, ao advento da Internet.
“Esperamos que a Blockchain altere completamente os modelos de negócios empresariais. A tecnologia permite que as transações sejam feitas de forma mais rápida e econômica, e elimina a necessidade de intermediários, reduzindo assim, o grau de assimetria das informações entre as partes”, diz o documento.
Além disso, os banqueiros estão confiantes de que, em 2027, cerca de 10% do PIB mundial terá alguma ligação com o mundo da Blockchain.
Ao mesmo tempo, os financistas responderam friamente sobre as próprias criptomoedas, chamando-as de “muito especulativas”, tendo em vista a “falta de valor inicial ou suporte do Banco Central”.
A apresentação observa que, embora as moedas criptográficas possam se tornar uma alternativa ao fiat – especialmente em países com alta inflação –, ao dinheiro digital deve primeiro ser atribuído o status de ativo legal, criando, dessa forma, um quadro regulatório apropriado.
Ademais, os banqueiros expressaram receios sobre os hardforks utilizados para a criação de novas criptomoedas. Na opinião deles, “divisões” de Blockchains que acontecem com frequência podem levar à inflação.
“Além disso, os Bancos Centrais podem desenvolver suas próprias crptomoedas, que substituirão as privadas”, lê a apresentação.
Lembramos que só neste ano, soubemos pelo menos de cinco novos “Bitcoins”: os forks Bitcoin Cash, Bitcoin Gold e Bitcoin Diamond já ocorreram, enquanto mais dois – Lightning Bitcoin e Bitcoin God – estão planejados para a segunda metade de dezembro.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.