Yury Chikhanchin, diretor do Serviço Federal de Monitoramento Financeiro da Rússia (Rosfinmonitoring), declarou hoje acreditar que grandes mafiosos e fraudadores raramente recorrem a novas tecnologias –blockchain e criptomoedas- como instrumento de seus crimes na esfera financeira. De acordo com ele, essas pessoas preferem meios mais antiquados e tradicionais.
Sobre a questão de como a blockchain e as criptomoedas mudaram os tipos de crimes no setor financeiro, Chikhanchin respondeu da seguinte forma:
“Nós tentamos analisar como o mundo criminoso poderia usar as novas tecnologias e vimos que tipos diferentes de crimes usam diferentes tipos de tecnologia. Porem, o mais surpreendente foi notar que criminosos sérios, com vastas quantias de dinheiro e grandes operações, via de regra, não usam as novas tecnologias. Não existe confiança nelas”.
A declaração vem em oposição a dada pelo Rosfinmonitoring, que alegou que as empresas FinTech contribuem para o aumento das transações financeiras ilegais.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.