O CTO e cofundador do projeto de ICO Atlant, Denis Donin, foi preso por suspeita de fraude. A detenção ocorreu no início do mês. Isto foi relatado pelo Bitnovosti com referências a uma fonte ciente dos detalhes da investigação.
Acredita-se que Denis Donin usou o código-fonte da corretora Spacebtc.com, como CEO e principal desenvolvedor dela de 2014 a 2017, para construir a base do projeto da plataforma imobiliária Atlant. Foi então que Donin supostamente desapareceu com seu acesso à corretora e a todas as redes sociais do projeto.
“Na época da ICO da Atlant, ele e dois outros desenvolvedores não tinham nada além de uma ideia. Eles enganaram as pessoas enviando uma cópia do terminal Spacebtc.com, mudando apenas o nome”, disse a fonte.
O Tribunal Distrital Savyolovsky de Moscou satisfez as exigências do investigador do Ministério do Interior no distrito Khoroshevsky de Moscou e antes de continuar o processo, colocou Denis Donin em custódia por um período de 1 mês, até 29 de maio de 2018.
A fonte do Bitnovosti também informou que além de Donin, foram presos “alguns membros de sua equipe”. No entanto, nenhuma confirmação desta informação foi fornecida.
Seguindo essas notícias, o preço do token Atlant começou a cair, como evidenciado pelos dados da Coinmarketcap.
Enquanto isso, usuários do fórum Bitcointalk sugeriram que a prisão de Denis Donin não está diretamente relacionada à ICO da Atlant.
“Eles não enganaram ninguém. Ele até estão pagando as recompensas com regularidade. Provavelmente trata-se de pecados antigos”, observou o usuário maverickasf.
“A Atlant claramente não é um scam, a comunidade já provou. Eles concordaram em pagar enormes quantias de recompensa. No Github, você também pode ver que a equipe está trabalhando. Denis provavelmente foi trabalhar em outro lugar e levou junto suas ideias e desenvolvimentos antigos. E o antigo empregador ficou puto. Em qualquer caso, essas coisas devem ser resolvidas por um tribunal, mas não um tribunal russo. A Atlant deveria tentar transferir esse caso para algum lugar da Europa”, escreveu outro usuário sob o codinome de Estrange18.
O fórum também publicou uma declaração oficial do fundador e CEO do projeto Atlant, Yulian Svirsky.
“Um dos nossos desenvolvedores, Denis Donin, foi detido temporariamente em Moscou com base no que consideramos ser uma declaração frívola e irritante causada pelo abuso do sistema legal e suborno de agências policiais russas.
Confirmamos que todo o nosso código foi desenvolvido pela equipe Atlant e que nenhum direito de terceiros foi afetado. Nossos advogados defendem Denis, e estamos confiantes de que ele será liberado depois que especialistas independentes confirmarem os direitos da Atlant ao código do programa.
Nossa equipe de programadores continua trabalhando duro para implementar o conceito Atlant, e nenhum atraso é esperado do ponto de vista técnico. Também podemos confirmar que os fundos da ICO estão sob custódia segura, que os pagamentos de caridade estarão de acordo com o cronograma habitual e continuaremos a proteger os interesses dos detentores de tokens Atlant”, afirmou Svirsky.
Continuaremos acompanhando de perto a situação.
Vale ressaltar que a principal etapa da ICO da Atlant ocorreu em setembro de 2017, após a qual foi possível atrair mais de US$6,6 milhões, o que, aliás, representou apenas 10% do hardcap. Mais cedo, o projeto arrecadou cerca de US$1,5 milhão de investimentos durante uma sessão de pré-venda.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.